Skip to main content

Situações Com Múltiplas Vítimas: A importância do preparo do profissional da saúde

Situações com múltiplas vítimas exigem protocolos de ação imediata para evitar o aumento do número de mortes envolvidas no evento. A ação assertiva de profissionais preparados para eventos de catástrofes como terremotos, desabamentos, epidemias e outros, é vital para salvar vidas.

Captura de tela 2022-12-07 160549Fonte: www.jequie.ba.gov.br/noticias/samu-regional-192-participa-de-simulacao-da-via-bahia

Método S.T.A.R.T

O método mais utilizado no local do acidente com múltiplas vítimas é denominado START (Simple Triage And Rapid Treatment). O método determina rapidamente a gravidade das lesões, integra procedimentos básicos de tratamento e estabilização utilizando cores:

Fichadecatastrofe

Imediata (cor vermelha): vítimas com ferimentos graves, porém com chance de sobrevida. Prioridade elevada para atendimento, retirada do local.

Pode aguardar (cor amarela): vítimas com ferimentos moderados. Podem aguardar um tempo no local.

Leve (cor verde): vítimas com ferimentos mínimos, que podem andar e ajudar outras vítimas mais debilitadas.

Óbito (cor preta): vítimas que não respondem a procedimentos simples, como abertura de vias aéreas e com ferimentos críticos que indicam morte iminente.

 

 

 

Avaliação Primária

A classificação primária corresponde à classificação de risco realizada na porta de entrada do hospital pelo médico. O objetivo da classificação primária é converter o caos que se forma quando um grande número de vítimas chega a um pronto-socorro e deve alocar o paciente certo no local certo, onde ele possa receber a assistência adequada, diminuindo danos e mortes evitáveis.
Para aplicar a avaliação primária nos pacientes na porta de entrada do pronto-socorro, é necessário seguir uma metodologia específica e levar em consideração alguns critérios importantes. Num desastre, a chance dos pacientes menos graves deixarem a zona quente (centro da catástrofe) primeiro é maior do que a dos pacientes graves. Portanto, tendem a chegar primeiro no pronto-socorro e devem ser classificados rapidamente.


O fluxograma para determinar a prioridade do paciente contém discriminadores chaves: perguntas que devem ser respondidas. Consegue andar? O paciente respira espontaneamente? Qual é o valor da frequência respiratória? Qual é o valor da frequência de pulso?  Qual é o tempo de perfusão capilar?

img1

 

Eventos marcantes com múltiplas vítimas

🇧🇷Brasil

img2

Brumadinho – Em 25 de janeiro de 2019, houve um rompimento da barragem B1 que matou 270 pessoas. Um plano de atendimento a múltiplas vítimas em caso de catástrofes foi implementado pela Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) para atender os feridos de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Fonte: g1.globo.com/mg


🇰🇷Coreia do Sul

img3

Seul/Itaewon – Em 29 de outubro de 2022, pessoas ficaram feridas depois de serem esmagadas por uma grande multidão no Halloween em Seul. O plano de ação foi acionado nos hospitais que atenderam as vítimas.

Fonte: www.koreaherald.com/view.php?ud=20221031000688

 


🇯🇵Japão

img4

Amagasaki – Em 25 de abril de 2005, um trem expresso japonês descarrilou contra um prédio fazendo diversas vítimas. Foi utilizada a metodologia Simple Triage and Rapid Treatment (START), com base no Injury Severity Score, probabilidade de sobrevivência e internação na UTI.

Fonte: pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23804140

 


 

O profissional da enfermagem

Os profissionais de enfermagem são os principais responsáveis por classificar as vítimas, por isso é necessário ter conhecimento e treinamento especializado para aplicar esse método. A tomada de decisões e o raciocínio crítico-reflexivo sobre o estado das vítimas são os maiores desafios, uma vez que ficará com a responsabilidade o reconhecimento das vítimas em estado crítico e com pouca chance de sobrevida.

Por este motivo, a formação em um curso para Situações de Múltiplas Vítimas é essencial no preparo desse profissional para o enfrentamento de catástrofes e evitar o aumento do número de vítimas fatais envolvidas.



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *