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Teleconsulta: por que é importante se adaptar às novas tecnologias?

A teleconsulta vem sendo bastante utilizada desde a pandemia da COVID-19 que chegou ao Brasil em 2020, auxiliando na distância entre profissional da saúde e paciente devido às políticas de isolamento.

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O Centro de Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic) divulgou dados por meio de uma pesquisa realizada dia 05 de dezembro de 2022, em que a teleconsulta foi utilizada para atender pacientes por 33% dos médicos e 26% dos enfermeiros no país. Os resultados obtidos na TIC Saúde deste ano mostram um crescimento no uso de tecnologias pelos profissionais da saúde, se comparado com o cenário anterior à pandemia.

Os avanços foram em relação ao acesso a dados disponíveis eletronicamente dos pacientes. Para os enfermeiros, houve um maior crescimento nessa prática para anotações de enfermagem (de 52% em 2019 para 81% em 2022), no histórico e anotações clínicas do paciente (de 62% para 85%) e na busca por imagens de exames radiológicos (de 42% para 65%). Já para os médicos, o maior aumento foi na lista de medicamentos prescritos para os pacientes (74% em 2019 para 85% em 2022). 

Resoluções do CFM e COFEN

A resolução do CFM nº 2.314/2022 define e regulamenta a telemedicina, como forma de serviços médicos mediados por tecnologias de comunicação. A resolução atual reforça, entre outras questões, a cautela com a segurança dos dados dos pacientes.

A resolução do COFEN Nº 634/2020 autoriza e normatiza a teleconsulta de enfermagem como forma de combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), mediante consultas, esclarecimentos, encaminhamentos e orientações com uso de meios tecnológicos, e dá outras providências.

Benefícios da teleconsulta

A teleconsulta fornece diversos benefícios tanto para os pacientes quanto para os profissionais e instituições de saúde. A flexibilização da rotina, redução de deslocamentos, agilidade nos atendimentos, otimização dos processos hospitalares, são alguns deles.

Adoção da teleconsulta

Com os avanços das tecnologias o profissional da saúde deve estar em constante adaptação. Fornecer diferentes meios de atendimento ao paciente pode ser bastante vantajoso diante da exigência desse usuário para utilização da teleconsulta.

Com o aumento da procura dos pacientes pela telemedicina a necessidade de profissionais que oferecem esse serviço deve estar em constante crescimento e desenvolvimento. Aprender a como utilizar as ferramentas necessárias para as consultas, monitoramentos ou prescrições digitais é um passo importante para o profissional que deseja adotar essa modalidade. Se atualizar e seguir as normas para efetuar um atendimento seguro também se faz necessário.

Sendo assim, conforme a tecnologia avança e se adapta às necessidades atuais e/ou futuras, o profissional que pretende se destacar no mercado deve acompanhar as novidades que vão surgindo. Se adaptar ao meio é de extrema importância para não se tornar obsoleto.

Referências

https://www.cetic.br/pt/noticia/tic-saude-2022-33-dos-medicos-e-26-dos-enfermeiros-no-pais-atenderam-pacientes-por-teleconsulta/



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