Skip to main content
planosdecarreira_v2

Não quer cargo de liderança? Confira quais são as outras opções para crescer na carreira

Em uma pesquisa feita pela Harvard Business Review, mostrou que apenas 34% dos profissionais dos mais de 3.600 entrevistados disseram buscar posições de liderança e somente 7% disseram que o objetivo da carreira era ocupar a cadeira de c-level (Executivos seniores mais altos de uma companhia).

Na área da saúde, para profissionais que não desejam seguir cargos de liderança, há opções de carreiras para destacar-se na profissão. Conheça planos de carreira em Y, Linha, X e W.

planosdecarreira_v2

Plano de carreira em Y

A letra “Y” faz referência a uma bifurcação que aparece no caminho do profissional em ascensão, dando a oportunidade do profissional de escolher entre seguir como especialista da área técnica de um setor da empresa ou como gestor. Isso permite que um funcionário, com qualidade técnica, cresça e contribua ainda mais para a organização, mesmo que não queira liderar.

Ter bom entendimento dessas duas possibilidades do plano de carreira em Y ajuda a empresa a melhor analisar seus talentos para projetar sua escalada hierárquica.

Por exemplo, a presença do enfermeiro especialista em determinada área auxilia garantindo a aplicação das melhores práticas, de forma que toda a assistência esteja alinhada e atualizada com os mais altos padrões e protocolos. Trata-se de uma carreira mais técnica em enfermagem e, por isso, mais apto ao desenvolvimento profissional, ampliando a sua área de atuação para acolher novos e importantes desafios.

Plano de carreira em linha

O plano de carreira em linha possui níveis hierárquicos padronizados e, por isso, pode ser bem difícil mudar de área dentro de uma instituição que possui esse tipo de plano de carreira.

Em muitos casos, as promoções são automáticas, em função do tempo de serviço.

Os níveis hierárquicos podem ter uma estrutura representada em cadeia de níveis sobrepostos, formando geralmente uma pirâmide, contendo a direção (nível decisório) no topo, os executores (níveis operacionais) na base e as demais camadas hierárquicas nos níveis intermediários.

Plano de carreira em X

O plano de carreira em ‘X’, também chamado de carreira exponencial, é pautado por um propósito. Esse tipo de carreira não é definido pelas atividades realizadas, mas pelos objetivos do profissional, que terá que alternar entre funções operacionais e gerenciais conforme o momento.

Plano de carreira em W

O plano de carreira em W é a junção dos cargos que a carreira Y fornece. O zigue-zague (desenho do W) significa que você deve atuar tanto como líder quanto como especialista no mesmo momento.

O profissional que possui um plano de carreira em W assume uma liderança mais específica, como um líder técnico. Esse líder técnico tem como função orientar de forma pontual o desempenho dos funcionários na execução de determinado projeto.

A carreira em W, em contraposição à carreira em Y, com dois eixos de progressão, permite três eixos de ascensão. A posição “sênior” para profissionais dedicados à função educacional como educação na saúde (função educacional) e a especialização no cuidado (área de competência assistencial), além da tradicional possibilidade de crescimento relativa às funções de liderança e gestão (área de competência em gestão em saúde).



Share article on

5 comentários em “Não quer cargo de liderança? Confira quais são as outras opções para crescer na carreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *