Skip to main content
Protocolo Manchester

A importância do Protocolo de Manchester

O Protocolo de Manchester é um dos métodos mais utilizados no mundo todo, que permite a identificação de prioridade e a definição do tempo alvo recomendado até a avaliação médica caso a caso. Neste artigo você conhecerá a importância dessa estratégia de classificação de risco, continue a leitura!

Protocolo Manchester

O que é o Protocolo de Manchester?

Os primeiros momentos do paciente em hospitais e unidades de saúde são imprescindíveis para a garantia de um atendimento eficiente e com menos riscos de transtornos e erros médicos. É por isso que muitos hospitais aplicam o Protocolo de Manchester, um método para triagem de pacientes logo após sua chegada na unidade, que são classificados por cores conforme a gravidade de cada caso.

Como este protocolo surgiu?

Como o próprio nome sugere, o protocolo foi criado na cidade de Manchester, na Inglaterra, em 1997. Esse método se mostrou tão eficaz que hoje é aplicado em diversas instituições de saúde, visando melhorar e agilizar o atendimento ao dar prioridade a casos mais graves, além de aperfeiçoar substancialmente os processos em geral. O método também é utilizado em muitos países, como Holanda, Suécia, Alemanha e também no Brasil.

E como ele funciona?

O Protocolo de Manchester consiste em uma triagem de classificação de risco, na qual a gravidade dos casos é determinada por cores. Os profissionais de saúde responsáveis devem realizar uma avaliação sobre o quadro clínico em que o paciente se encontra para colocar nele uma pulseira com a cor correspondente à gravidade do caso. Nesta etapa não se deve buscar um diagnóstico, somente a identificação do risco daquele quadro. Essa triagem é feita por um profissional de nível superior, Médico ou Enfermeiro, que possua boa comunicação, capacitação e conhecimento clínico.

Protocolo Manchester

O método classifica os pacientes por cores com base em sinais e sintomas, conforme segue:

  • VERMELHO: EMERGÊNCIA

É destinada aos pacientes que se encontram em estado gravíssimo e com risco de morte, os quais necessitam de atendimento imediato, como quadros de queimadura em mais de 25% do corpo, problemas respiratórios, dor no peito relacionada à falta de ar, crises de convulsão, trauma cranioencefálico, tentativa de suicídio, parada cardiorrespiratória, hemorragias incontroláveis, entre outros.

  • LARANJA: MUITO URGENTE

Essa cor é para casos considerados muito urgentes e com risco significativo de morte. O tempo de espera aproximado é de até 10 minutos. Abrange casos, como arritmia cardíaca sem apresentação de sinais de instabilidade, cefaleia intensa com rápida progressão, dores severas, etc.

  • AMARELO: URGENTE

Abrange os casos urgentes de gravidade moderada com necessidade de atendimento médico, mas sem riscos imediatos. O tempo médio de espera é de até 60 minutos e classifica casos, como desmaios, dor moderada, vômito intenso, crises de pânico, hemorragia moderada, picos de hipertensão, alteração dos sinais vitais, entre outros quadros clínicos.

  • VERDE: POUCO URGENTE

A cor verde é para casos considerados menos graves. O tempo de espera pode ser de até 2 horas e abrange pacientes com dores leves, torcicolo, enxaqueca, estado febril sem a presença de alterações vitais, resfriados e viroses, náuseas e tonturas, hemorragia controlada, asma não diagnosticada como quadro de crise, etc.

  • AZUL: NÃO URGENTE

Por fim, a cor azul representa a classificação mais simples para casos que o paciente pode aguardar atendimento ou ser encaminhado para outra unidade de saúde. O tempo de espera pode ser de até 4 horas e envolve pacientes com queixas de dores crônicas, aplicação de medicação com receita, troca de sondas, entre outros.

 Protocolo Manchester

O Protocolo de Manchester é um dos métodos de triagem mais eficazes do mundo, pois ele permite que os atendimentos em hospitais sejam realizados de maneira muito mais rápida e eficaz, de acordo com a real necessidade dos pacientes, de forma justa e com tratamento imparcial para todos. Esse sistema também auxilia a prever a organização da unidade ao longo do dia, evitando superlotações e prevenindo falhas de atendimento, além de contribuir também com a economia financeira, porque evita o desperdício de recursos de urgência em condições onde não há agravamento do quadro clínico dos pacientes.

Curso de Classificação de Risco pelo Protocolo de Manchester da REDEC

A REDEC oferece o Curso de Classificação de Risco pelo Protocolo de Manchester, um curso online, 100% virtual e autoexplicativo, desenvolvido para formar profissionais de saúde, médicos e enfermeiros como Classificadores no Sistema Manchester de Classificação de Risco. Acesse o site www.redec.com.br/manchester e saiba como investir em sua formação profissional!



Share article on

12 comentários em “A importância do Protocolo de Manchester

      1. Olá, Lucinea!

        O prazo máximo para conclusão do curso é de 365 dias. Dependendo do número de horas que você dedique ao curso por dia, poderá concluí-lo em poucos dias.

        O valor do curso é de R$ 650,00. As formas de pagamento são:

        No Pagseguro: pode ser dividido em até 12 vezes no cartão de crédito (com juros cobrados pelo Pagseguro no valor de 2,99% a.m.). No cartão de débito, boleto e PIX somente à vista.

        Na Redec: transferência bancária, PIX, cartão de crédito (parcelamento em até 3 vezes sem juros) e boleto bancário. (Parcelamento no boleto em até 4 vezes sem juros. A inscrição é realizada mediante o pagamento da primeira parcela. A prova final só será disponibilizada após a quitação de todas as parcelas, bem como o certificado será liberado imediatamente após aprovação).

        Para se inscrever (pelo PagSeguro), acesse: http://www.redec.com.br/manchester

        Para se inscrever diretamente conosco (Redec), favor nos enviar a solicitação através do e-mail suporte@redec.com.br ou WhastApp (11) 3042-4333, juntamente com os dados: a forma desejada, seu nome completo, e-mail, CPF e endereço completo (contendo rua, número, bairro, cidade, estado e CEP), para a entrega do livro.

    1. Olá, Patrícia!

      O Curso de Classificação de Risco pelo Sistema Manchester de Triagem é realizado inteiramente à distância, por meio de Ambiente Virtual de Aprendizagem, especialmente desenvolvido para o Grupo Brasileiro de Classificação de Risco.
      Não há turmas, o curso é individual e pode ser iniciado imediatamente após o pagamento ser confirmado. É um curso 100% online, que você pode realizar onde e quando quiser. Pagamentos em boleto podem demorar até 3 dias úteis para confirmação. Após o pagamento, será enviado um livro pelo correio para você, no entanto não é necessário esperar a entrega do livro para iniciar o curso. Dependendo do número de horas que você dedique ao curso por dia, poderá concluí-lo em poucos dias. O prazo máximo é de 365 dias.
      O curso é composto por 6 módulos obrigatórios e 4 módulos opcionais. Os 4 primeiros módulos tratam dos pilares da metodologia: determinação da queixa de apresentação, escolha do fluxograma aplicável, escolha do discriminador e consequente prioridade clínica e parâmetros mensuráveis. O 5º módulo é exclusivamente de treino para fixação e consolidação da metodologia. E o sexto módulo é a prova do curso. Você tem 2 tentativas de realização da prova. Caso não seja aprovado em nenhuma das 2, você pode reiniciar o curso, a partir do menu. Você pode reiniciar o curso quantas vezes quiser.
      O certificado é o mesmo que o Grupo Brasileiro de Classificação de Risco emite para alunos aprovados no curso presencial. Este possui um sistema de verificação de autenticidade também online através de código de barras bidimensional QR.
      Esse certificado (em conjunto com uma graduação em enfermagem ou medicina) te habilita a atuar como classificadora de risco em qualquer unidade de saúde do Brasil e do mundo que utilize o Protocolo de Manchester. Depois de aprovado, seu certificado já está garantido. E você pode, se quiser, durante a vigência da sua matrícula, reiniciar o curso para obter um outro certificado, com data mais recente. Isso é totalmente opcional.
      O GBCR é o único órgão certificador do Sistema Manchester de Classificação de Risco no Brasil.
      É fortemente recomendável que você atualize seu certificado no máximo a cada 3 anos, ou quando do lançamento de uma nova edição do Protocolo de Manchester, para que seu conhecimento garanta qualidade e segurança.

      Conteúdo Programático:
      1) Introdução
      2) Histórico, Definição e Objetivos da Classificação de Risco
      3) Determine a Queixa
      a) Como definir a queixa de apresentação
      b) Metodologia para a Determinação da Queixa
      4) Determine o Fluxograma
      a) Metodologia da Classificação de Risco
      b) Reclassificação de Risco
      c) Fluxograma Trauma Maior
      d) Outros Fluxograma importantes
      5) Determine o Discriminador
      a) Discriminadores Gerais e Específicos
      b) Informações Complementares
      c) Avaliação da Dor na Classificação de Risco
      6) Parâmetros Mensuráveis no Protocolo de Manchester
      a) A cor branca no Protocolo de Manchester
      b) Gestão da Urgência a partir da Classificação de Risco
      7) Avaliação de Conhecimento

      Carga Horária do Curso: 40 horas

      Para se inscrever, acesse: http://www.redec.com.br/manchester

      Atenciosamente,

      Equipe de Suporte

    1. Olá, Walter!

      Sim, todos os participantes no curso recebem o Livro de Classificação de Risco pelo Protocolo de Manchester. O Valor do livro e do Frete para todo Brasil já está incluso na matrícula .

      O livro é enviado em até 10 dias úteis da confirmação da inscrição.

      Caso tenha mais alguma dúvida, estamos à disposição.

      Atenciosamente,

      Equipe de Suporte

  1. Gostaria de saber se caso você tire reprove na prova, há possibilidade de uma segunda chance ou é necessário pagar o valor integral do curso.

    1. Olá Andressa,

      No curso EaD em caso de reprovação nas duas tentativas da prova, você pode reiniciar o curso a partir do menu. Você pode reiniciar o curso quantas vezes desejar durante a vigência da sua matrícula, sem custo adicional.

      Caso o prazo de acesso se encerre e você ainda não tenha concluído, é necessário se inscrever na repescagem para obter novamente o acesso ao curso.

      Tudo bem?

      Caso ainda tenha dúvidas, entre em contato conosco pelo email suporte@redec.com.br ou WhatsApp/Telefone (11) 3042-4333.

      Atenciosamente,

      Equipe de Suporte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *