Skip to main content
Gameficação

The Safe Hospital Game: a gameficação como aliada na capacitação em práticas seguras hospitalares

Não é segredo para ninguém que os cuidados com o paciente são determinantes para que os procedimentos sejam bem-sucedidos e ele recupere-se totalmente. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos milhares de pacientes sofrem danos ou acabam sucumbindo devido à falta de segurança em procedimentos médico ou hospitalares. Sendo assim, investir constantemente na capacitação dos profissionais da área da saúde é a maneira mais eficaz de reduzir complicações provenientes de equívocos operacionais. Neste artigo nós explicaremos como o aprendizado através da gameficação contribui significativamente para a excelência dos processos que garantem a segurança dos pacientes. Continue a leitura!

Gameficação

A importância da capacitação de profissionais na área da saúde

A segurança dos pacientes é um princípio fundamental dos cuidados clínicos, portanto, cada etapa do processo deve ser eficaz e contar com o apoio de profissionais qualificados para identificar e reduzir riscos inerentes à saúde. Sendo assim, uma solução que tem ganhado cada vez mais espaço como recurso pedagógico na capacitação de profissionais da área da saúde, que possuem um tempo limitado disponível para estudo devido às exigências da profissão, é a capacitação por meio da gameficação em modelo EaD.

Gameficação

A gameficação como alternativa de aprendizado e qualificação profissional

A gameficação é uma ferramenta que visa à aprendizagem por meio de jogos e recursos interativos muito explorada como alternativa para favorecer os processos de ensino-aprendizagem em diversas áreas do conhecimento. Os benefícios da gameficação com os “health games” são inúmeros e se apresentam em forma de desafio para os discentes que, em se tratando da área da saúde, vivenciam uma verdadeira imersão em simulações dinâmicas para representar a realidade vivenciada na profissão, com recursos pertinentes aos objetivos de aprendizado do curso escolhido. É possível também afirmar que a gameficação é um instrumento de desenvolvimento da criatividade, expansão de habilidades e competências, além da possibilidade de um aperfeiçoamento profissional mais autônomo, que transforma o aluno em protagonista do seu próprio conhecimento de acordo com sua evolução e desempenho no jogo.

The Safe Hospital Game

Um dos cursos oferecidos pela REDEC, o The Safe Hospital Game, trata-se de um jogo educativo e inovador, totalmente online, que visa à capacitação de profissionais da saúde em Segurança do Paciente, focado na administração segura de medicamentos, um dos processos mais importantes dos procedimentos clínicos. O game é uma combinação de conteúdos teóricos e simulador que resultam em aulas totalmente dinâmicas, lúdicas e interessantes, facilitando a absorção e fixação dos conteúdos. Saiba mais sobre o curso no artigo The Safe Hospital Game: Administração Segura de Medicamentos como você nunca viu.

Conclusão

A gameficação é uma ferramenta de aprendizado eficiente na capacitação de profissionais para o entendimento de procedimentos operacionais que garantem a Segurança do Paciente, muito devido à sua capacidade de inserir, mesmo que virtualmente, o discente em uma condição de treinamento intensivo, proporcionando uma aprendizagem muito mais dinâmica e com alto poder educativo. Acesse www.redec.com.br/ e conheça mais sobre nossos cursos.



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *