Skip to main content
shutterstock_1352177873

Aprendizado com simulação na área da saúde: maior preparação para situações reais

Todas as áreas de atuação exigem treinamento e capacitação eficientes para o exercício da profissão. Mas quando o assunto se trata da área da saúde, a responsabilidade é drasticamente aumentada pelo fato dos profissionais lidarem diretamente com o que existe de mais importante e precioso: a vida. Neste artigo falaremos sobre a importância do treinamento e preparação de profissionais com simulação virtual para a mitigação e prevenção de falhas. Confira!

shutterstock_1352177873

Simulação Virtual

O conceito de simulação virtual (ou realidade virtual) se refere a uma interface que simula um ambiente ou situação real, permitindo a interação de pessoas com esse ambiente. A simulação tem sido aplicada como tecnologia imersiva em treinamentos que visam proporcionar maior aprendizado e aumentar a eficiência no ensino em diversas áreas. Além disso, estudos comprovaram que uma experiência interativa é até 3 vezes mais eficiente que métodos tradicionais (teóricos) de aprendizagem.

A simulação na área da Saúde

A realidade virtual é uma tecnologia que tem ganhado cada vez mais espaço em diversas aplicações e instituições de ensino, sendo a área da saúde uma das mais beneficiadas devido aos métodos de aprendizagem com simulação que, resumindo, permitem aos profissionais vivenciarem situações reais para praticarem diversos procedimentos sem oferecer riscos à vida de pacientes reais.

shutterstock_756882667

 A metodologia de simulação tem demonstrado seu grande potencial aqui no Brasil por se tratar de uma verdadeira revolução nos métodos tradicionais de ensino, proporcionando colocar em prática os conteúdos teóricos em situações reais propostas pelos mentores. Essa metodologia permite maior participação dos alunos na problematização de situações que requerem ação profissional imediata, induzindo cada um à busca de soluções para os problemas apresentados nas simulações. Sendo assim, devido ao fato da simulação proporcionar ao discente maior aproximação de seu cotidiano profissional futuro, o uso dessa metodologia o insere em um contexto real que ajudará a prepará-lo para as mais diversas situações de risco, desde as emergenciais até as mais comuns na rotina médica.

shutterstock_1213711042

Os cursos da REDEC

A REDEC atua no desenvolvimento de programas educativos utilizando tecnologia da informação e comunicação, oferecendo cursos interativos com jogos digitais e simuladores que visam à aprendizagem e experimentação, todos chancelados por instituições de referência da saúde brasileira, como o InCor HCFMUSP, GBCR e entre outros. Nosso maior compromisso é proporcionar uma capacitação de qualidade para ajudar a formar profissionais competentes e qualificados para ir além no que se refere aos cuidados com o próximo. Acesse o site www.redec.com.br e saiba mais sobre nossos cursos!

 Fonte: Artigo IMPACTO DA METODOLOGIA DE SIMULAÇÃO REALÍSTICA – II STAES



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *