Skip to main content
b87c1d1488e5403b9953692bd3c2ede4_post

A superlotação dos serviços de saúde: causas e formas de prevenção

A superlotação nos serviços de saúde é uma realidade enfrentada em todo o mundo, o que a torna uma situação de grande relevância, podendo induzir ao aumento de erros médicos. De acordo com a Comissão Mista de Acreditação de Organizações de Saúde dos EUA, 50% dos eventos sentinelas ocorrem nos prontos-socorros, e um terço deles é devido à superlotação, tendo como consequência, o aumento da mortalidade.

Por conta disso, é primordial entender suas causas e buscar formas de prevenção para melhorar o sistema e garantir um atendimento adequado para todos.

b87c1d1488e5403b9953692bd3c2ede4_post

Confira abaixo as principais causas que levam à superlotação dos serviços de saúde e possíveis meios de prevenção.

Causas:

  • Aumento da demanda: o crescimento populacional, o envelhecimento da população e a maior incidência de doenças crônicas aumentam a demanda por serviços de saúde.
  • Falta de infraestrutura: A falta de hospitais, leitos e equipamentos adequados limita a capacidade de atendimento.
  • Problemas no sistema de encaminhamento e triagem: carecer de um sistema de encaminhamento eficiente e uma triagem apropriada pode causar demoras.
  • Falta de coordenação: sem uma coordenação efetiva, aumentam as chances de uma gestão ineficaz dos pacientes, o que pode provocar atrasos no atendimento.
  • Picos de demanda: um influxo momentâneo de pacientes pode sobrecarregar prontos-socorros. Isso pode causar longos tempos de espera, desvios de ambulâncias, atrasos nas altas, saídas de pacientes sem serem atendidos e embarque de pacientes (admitir pacientes sem leitos disponíveis).

Prevenções:

  • Investimento em infraestrutura: é essencial investir na construção e na expansão de hospitais, clínicas e centros de saúde, além de garantir a disponibilidade de leitos e equipamentos adequados.
  • Fortalecimento da atenção primária: promover e fortalecer os serviços de atenção primária à saúde e fornecer cuidados básicos, prevenção e tratamento de doenças antes que se tornem urgentes.
  • Promoção da prevenção: investir em programas de prevenção de doenças, para evitar o surgimento de graves enfermidades e reduzir a demanda por atendimento de emergência.
  • Cooperação e coordenação: ter uma coordenação assertiva para melhorar o gerenciamento dos pacientes, evitando internações desnecessárias e garantindo uma distribuição eficiente dos recursos disponíveis.
  • Gerenciamento de fluxo de pacientes: direcionar corretamente os recursos necessários para que os pacientes recebam atendimento adequado, no local certo, sem esperar para entrar ou sair, evitando assim a superlotação e o desperdício.


A superlotação do serviço de urgência é multifatorial e portanto as soluções para este problema complexo estão no próprio pronto socorro, assim como fora dele – no Hospital e na rede assistencial. Promover melhorias de
processos e fluxos é o primeiro passo para ajustar capacidade e demanda.

Na REDEC você pode realizar o curso GASU (Gestão Avançada em Serviços de Urgência) e ter acesso a conteúdos sobre Gestão Estratégica de Fluxo de Pacientes. Impulsione a sua carreira e transforme o atendimento nas unidades de saúde.



Share article on

Um comentário em “A superlotação dos serviços de saúde: causas e formas de prevenção

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *