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De quem é a responsabilidade por garantir a qualidade dos serviços de saúde?

A garantia da qualidade dos serviços de saúde é uma responsabilidade compartilhada por TODOS os envolvidos no sistema de saúde, incluindo médicos, enfermeiros, gestores, pacientes e demais profissionais. Todos desempenham um papel importante na busca pela garantia de que o atendimento seja seguro, eficaz e de qualidade.

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Enfermeiros e médicos

Os médicos e enfermeiros, tanto gestores como assistenciais, como profissionais diretamente envolvidos no atendimento aos pacientes, têm uma responsabilidade significativa na garantia da qualidade dos serviços de saúde. Antigamente atribuia-se um protagonismo na responsabilidade pela qualidade aos gestores do serviço. Essa visão já é desatualizada, sendo entendido que a responsabilidade deve ser compartilhada entre os diferentes atores, sem protagonistas e coadjuvantes. Cada profissional tem o seu papel específico, que não pode deixar de ser realizado.  É essencial que os profissionais estejam sempre atualizados sobre as melhores práticas e evidências científicas, além de comprometidos com a ética profissional e os direitos dos pacientes. Uma boa comunicação com os pacientes também é fundamental para entender suas necessidades e expectativas, o que pode contribuir para melhorar continuamente a qualidade do atendimento.

Um estudo publicado em 2019 no Australian College of Nursing destacou a importância da capacitação dos profissionais de saúde na garantia da qualidade dos serviços de saúde. O estudo mostrou que a educação continuada e o treinamento são fundamentais para manter os profissionais de saúde atualizados em relação às melhores práticas e tecnologias, o que pode melhorar a qualidade do atendimento prestado aos pacientes.

Instituições

As instituições de saúde têm o papel de implementar políticas e procedimentos que visem à segurança e à efetividade dos tratamentos, garantindo que os profissionais de saúde tenham as condições adequadas para prestar um atendimento de qualidade.

Algumas ações que a instituição pode tomar para garantir a qualidade dos serviços, são: estabelecimento de políticas e procedimentos, a promoção da cultura de segurança, o investimento em tecnologia e a capacitação dos profissionais de saúde. O estudo publicado em 2020 no Systematic Reviews analisa a influência desses fatores organizacionais na garantia da qualidade dos serviços de saúde.

Pacientes

O papel do paciente é fundamental na garantia da qualidade dos serviços de saúde. O estudo “Patient participation in patient safety-An exploration of promoting factors” publicado em 2020, destaca a importância do paciente como um colaborador ativo na segurança do cuidado de saúde. É ressaltado que a participação do paciente na identificação e prevenção de erros pode melhorar significativamente a qualidade dos serviços de saúde. 

Dessa forma, é essencial que os profissionais de saúde incentivem e valorizem a participação do paciente no processo de cuidado, criando um ambiente de diálogo aberto e encorajando a comunicação efetiva. Além disso, o paciente também deve estar ciente de seus direitos e responsabilidades, e estar disposto a colaborar em conjunto com os profissionais de saúde.

 

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Referências

Oldland, Elizabeth, et al. “A framework of nurses’ responsibilities for quality healthcare — Exploration of content validity.” Australian College of Nursing, 2019, https://doi.org/10.1016/j.colegn.2019.07.007.
Coles, E., Anderson, J., Maxwell, M. et al. The influence of contextual factors on healthcare quality improvement initiatives: a realist review. Syst Rev 9, 94 (2020). https://doi.org/10.1186/s13643-020-01344-3
Sahlström M, Partanen P, Azimirad M, Selander T, Turunen H. Patient participation in patient safety-An exploration of promoting factors. J Nurs Manag. 2019 Jan;27(1):84-92. doi: 10.1111/jonm.12651. Epub 2018 Aug 20. PMID: 30129073. DOI: 10.1111/jonm.12651



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2 comentários em “De quem é a responsabilidade por garantir a qualidade dos serviços de saúde?

  1. Bom dia, iniciei o curso a uns dois anos atrás estou tentando terminar não consigo te retorno de vcs para saber como continuo onde parei, aguardo um retorno urgente de vcs.

    1. Olá, Sheyliane!

      Verificamos e notamos que nossa equipe de suporte atendeu a sua solicitação por e-mail.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição para atendê-la através do e-mail suporte@redec.com.br ou pelo WhatsApp/Telefone (11) 3042-4333.

      Atenciosamente,

      Equipe de Suporte

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