Skip to main content

Alcançando o Fluxo de Pacientes: 3 Regras Fundamentais para Fornecer Foco em Hospitais

Em um ambiente hospitalar, a otimização do fluxo de pacientes é crucial para assegurar atendimento eficiente, garantir resultados clínicos positivos e promover a satisfação do paciente. A adoção das três regras simples fornecem um foco para alcançar o fluxo de pacientes em todo o hospital.

381a8634307b477d8d882576db797a8c_post

1. Cuidados no Lugar Certo:

Alocar pacientes em unidades especializadas de acordo com sua condição. Isso não apenas aprimora a eficácia do tratamento, mas também otimiza a utilização de recursos específicos disponíveis em cada unidade.

 

2. Tempo Certo:

A progressão do paciente de uma unidade hospitalar ou área clínica para outra deve ser o mais rápido possível, não ultrapassando as metas de tempo definidas. Nos hospitais do sistema de saúde do Reino Unido (NHS) e grande parte dos hospitais de outros países europeus, a meta de tempo definida para transferência de pacientes entre unidades do hospital é de aproximadamente 4 horas.

 

3. Capacidade Disponível:

Garantir que cada unidade ou área clínica tenha alguma capacidade disponível de leitos logo no início de cada dia. O papel do Núcleo Interno de Regulação de Leitos (NIR) e adoção do Plano de Cuidados e Alta associados às Salas de Alta podem facilitar a disponibilidade de leitos no período da manhã. Os gestores devem discutir e implementar modelos de gestão baseados na filosofia de fluxo em todo hospital, que unam todas as equipes e departamentos em torno de um propósito comum: Otimizar os Fluxos.

 

Melhoria Contínua e Qualidade de Todo o Sistema:

A implementação das 3 regras simples não apenas estabelece as bases para a aprendizagem contínua, mas também destaca a importância da qualidade de todo o sistema. Ao identificar pontos críticos por meio de medidas específicas, a equipe de liderança deve criar um sistema de aprendizado abrangente, envolvendo toda a equipe operacional. 

Concentrar esforços na mitigação de falhas contribui para aprimorar constantemente a eficiência do atendimento, alinhando-se à filosofia de qualidade de todo o sistema. Organizações comprometidas com essa abordagem buscam compreender as necessidades em constante evolução dos pacientes, populações e comunidades, garantindo uma resposta contínua, confiável e sustentável às demandas da saúde, tanto presentes quanto futuras.

A implementação de regras simples e a busca pela qualidade de todo o sistema são essenciais para otimizar o fluxo de pacientes em hospitais. Ao adotar essas práticas, as instituições de saúde não apenas aprimoram a eficiência operacional, mas também proporcionam um atendimento de qualidade, seguro e centrado no paciente.

Seja referência em gestão de fluxos na instituição, cadastre-se na lista VIP de pré-lançamento para garantir o curso Gestão Estratégica de Fluxo de Paciente (GFP): www.redec.com.br/gfp



Share article on

5 comentários em “Alcançando o Fluxo de Pacientes: 3 Regras Fundamentais para Fornecer Foco em Hospitais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *