Uma boa política de fluxo de pacientes é primordial para garantir a qualidade de serviços de saúde. Através dela, é possível melhorar a eficiência do atendimento hospitalar, diminuir os tempos de espera e aumentar a satisfação dos pacientes.
Inteligência Artificial na saúde, qual o impacto no seu futuro?
A inteligência artificial (IA) tem um enorme potencial para revolucionar a área da saúde. Ela permite que seja analisada uma grande quantidade de dados e que, com isso, sejam criados modelos de aprendizagem e identificação de padrões. Dessa forma, a IA oferece diversas possibilidades, como melhorar o diagnóstico e tratamento, atuar na prevenção de doenças, redução de custos e contribuir para maior eficiência nos processos de saúde.
4 Casos clínicos para entender a gestão a partir da classificação pelo Protocolo de Manchester
A classificação de risco é uma ferramenta amplamente utilizada para lidar com a demanda clínica que excede a capacidade de atendimento, garantindo que a atenção médica seja fornecida de acordo com a gravidade e o tempo de resposta necessários. Através da classificação de risco, é possível estabelecer prioridades e direcionar os recursos de forma eficiente, otimizando o fluxo de pacientes e melhorando a qualidade do atendimento.
Superlotação nos serviços de urgência e o impacto nas condições de trabalho dos enfermeiros
Superlotação nos serviços de saúde é uma realidade enfrentada por enfermeiros em todo o mundo, e pode ter consequências graves para a qualidade do atendimento e a saúde dos profissionais que trabalham nessas condições. A falta de espaço, equipamentos, recursos humanos e materiais suficientes para atender à demanda de pacientes pode levar a uma sobrecarga de trabalho, aumento do estresse e do cansaço físico e mental, além de reduzir a qualidade do atendimento prestado aos pacientes.
Classificação de Risco pelo Protocolo de Manchester
O Curso de Classificador de Risco pelo Sistema de Manchester é um programa oficial do GBCR (Grupo Brasileiro de Classificação de Risco) que aborda um métodos mais utilizados no mundo que permite a identificação da prioridade clínica e a definição do tempo alvo recomendado até a avaliação médica caso a caso. É baseado em categorias de sinais e sintomas e contem 53 fluxogramas que serão selecionados a partir da situação/queixa apresentada pelo paciente.
Gestão Avançada em Serviços de Urgência (GASU)
O GASU (Gestão Avançada em Serviços de Urgência) é um programa educativo que trata sobre a metodologia Lean na saúde (o chamado Lean Healthcare) mas que não se restringe a isso, e também traz diversos outros temas como novos modelos de atendimento, teoria das filas, teoria das restrições, gerenciamento de demanda, valor em saúde e diversos outros.
Plano de resposta a catástrofes e situações de múltiplas vítimas (SMVSim)
O SMVSim (Simulador Hospitalar de Situações com Múltiplas Vítimas) é um programa para capacitação no desenvolvimento e aplicação de Plano de Resposta a eventos de múltiplas vítimas. O programa contém módulos destinados à elaboração do plano e outros focados na atuação dos profissionais, como na Triagem nas SMV, Avaliação Primária e Secundária, Classificação de prioridades do Sistema Manchester e outros.
De quem é a responsabilidade por garantir a qualidade dos serviços de saúde?
A garantia da qualidade dos serviços de saúde é uma responsabilidade compartilhada por TODOS os envolvidos no sistema de saúde, incluindo médicos, enfermeiros, gestores, pacientes e demais profissionais. Todos desempenham um papel importante na busca pela garantia de que o atendimento seja seguro, eficaz e de qualidade.
A importância do fluxo do paciente nos serviços de saúde
Um gerenciamento adequado do fluxo de pacientes é fundamental para assegurar a qualidade do atendimento hospitalar. A ausência de uma gestão apropriada pode gerar atrasos, tempo de espera excessivo e insatisfação do paciente, além de poder implicar em aumento de custos operacionais. Por outro lado, uma gestão eficiente pode melhorar a eficiência do atendimento, diminuir os tempos de espera e aumentar a satisfação dos pacientes.
Visão de Gestor: Quais os benefícios para a sua carreira e como desenvolver
Visão de Gestor é uma visão crítica e analítica da organização, do trabalho e dos processos. É olhar para as atividades e fazer alguns questionamentos. “Essa é a melhor forma de se fazer isso?” “É isso mesmo que precisa ser feito?” “Por que isso precisa ser feito?” “Quais os objetivos disso?”. “Existe alguma alternativa melhor?”. “Quem é o cliente, interno ou externo, e o que é importante pra ele em relação a isso?” “O que esse cliente espera, ou precisa?”.