Skip to main content

Saúde baseada em valor: o que é? Qual é o impacto na sua remuneração?

A saúde baseada em valor é um modelo que busca alinhar a remuneração dos profissionais com a qualidade e os resultados dos cuidados aos pacientes. Prioriza, portanto, os resultados dos pacientes, levando em consideração a relação entre o custo dos cuidados de saúde e os resultados alcançados. Ou seja, em vez de focar apenas nos serviços realizados, valoriza a qualidade, e eficácia do atendimento.

SaudeBaseadaEmValor

Fluxo de pacientes x Saúde baseada em valor

O fluxo avalia toda extensão de um processo, analisando as etapas em que se pode agregar valor, reduzir desperdícios e melhorar a jornada do paciente, eliminando atrasos e filas. Dessa forma, assegura que os recursos necessários sejam oferecidos ao paciente certo, no local certo e momento certo.

O mapeamento do fluxo de valor pode ajudar em diversos pontos:

  • Aprimorar o entendimento do fluxo de valor de toda a organização e não apenas de processos ou departamentos individuais;
  • Geração de consenso sobre o verdadeiro estado da organização, com a identificação de etapas que geram valor e de pontos de desperdícios;
  • Localização e separação das atividades que agregam valor para o cliente das que não agregam valor;
  • Elaboração de um plano para utilização das ferramentas Lean mais adequadas – além de outras técnicas – para a otimização do fluxo de valor, a partir das oportunidades de melhoria identificadas.

Qual o impacto desse modelo na remuneração do profissional da saúde?

Os profissionais recebem incentivos financeiros quando atingem metas de desfechos clínicos, qualidade da saúde dos pacientes, redução de readmissões hospitalares, satisfação geral e outros.

A adoção de modelos de saúde baseada em valor ainda é relativamente incipiente, por conta das inúmeras complexidades envolvidas, além da necessidade de mudança de paradigmas e controles. Existem evidências dos benefícios da adoção de modelos de saúde baseados em valor, como as publicadas pela ANS: Projeto Modelos de Remuneração Baseados em Valor — Agência Nacional de Saúde Suplementar (www.gov.br)

Tanto nas organizações que já utilizam algum grau de saúde baseada em valor como nos hospitais que utilizam as metodologias tradicionais de remuneração, profissionais que implementam uma gestão de fluxos adequada  promovem impactos positivos nos serviços de saúde, adicionam valor ao currículo e aumentam sua empregabilidade, consolidando-se como referências no assunto.

www.redec.com.br.



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *