Skip to main content
11

Home Care: Perfil do Enfermeiro para atuação em Assistência Domiciliar

O Home Care exige da enfermagem um cuidado diferenciado daquele oferecido nas unidades de saúde, mais voltado ao cuidado individual que deve ser seguro e, acima de tudo, humanizado para apresentar os resultados desejados: conforto, bem-estar e qualidade de vida aos pacientes.

11

A Atenção Domiciliar (AD), como é denominado o Home Care, é uma modalidade de atenção à saúde caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, à prevenção, ao tratamento e paliação de doenças e à reabilitação de indivíduos prestadas em domicílio, com garantia de continuidade de cuidados. E para assegurar a integridade do paciente com direcionamentos específicos no domicílio, em 24 de agosto de 2011, a Portaria GM/MS nº 2.029 definiu a AD no SUS e instituiu o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) por meio do Programa Melhor em Casa, que desde então é considerado um dos programas prioritários da Saúde, dado seu potencial de inovação e resolubilidade no cuidado à saúde. Atualmente, tem como base a Portaria GM/MS nº 825, de 25 de abril de 2016, que, além de definir o cuidado no domicílio, regulamenta a constituição e funcionamento do SAD.

Para trabalhar no segmento de Home Care é necessário ser organizado em sua atuação e nas necessidades do paciente. O profissional de Enfermagem deve elaborar seu plano de trabalho com base na rotina do paciente e levando em conta a família com a que o paciente reside.

O diferencial é a paciência. Cada paciente tem uma necessidade diferente e desafios que o profissional em Enfermagem deve auxiliar a superar. O enfermeiro deve ouvir o paciente e atender suas necessidades com amabilidade, ganhando sua confiança.

O respeito pelas crenças e costumes do paciente e as pessoas que ali convivem são essenciais para não gerar situações de atrito. O enfermeiro deve estar atento a não interferir em situações que não tenham relação direta com o tratamento do paciente, ainda que sejam contra a ética do profissional.

Se identificou com esta área de atuação?

Fontes: Biblioteca Virtual COFEN e Ministério da Saúde



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *