Skip to main content

Como a pandemia trouxe à tona a importância da capacitação continuada dos profissionais de saúde

A pandemia chegou de forma rápida e inesperada, exigindo dos profissionais de enfermagem célere adaptação à aprendizagem. O aprendizado se deu rapidamente por necessidade de atendimento de milhares de pessoas, que acionaram o serviço de saúde com diversas complicações de uma doença até então desconhecida no cotidiano dos profissionais.

A capacitação dos profissionais de saúde é fundamental na assistência aos pacientes em qualquer ramo da atividade profissional. No entanto, se torna ainda mais crítica diante de uma pandemia, como a que temos vivenciado desde o início de 2020, onde todos os dias surgem mais informações e tudo muda constantemente.

Como a pandemia trouxe à tona a importância da capacitação continuada dos profissionais de saúde

O esforço em se capacitar para atingir melhores ações de cuidado é uma realidade. No entanto, junto com a pandemia de Covid-19 veio a modificação da lógica de ensino. O conhecimento passou a ser construído envolvendo a tecnologia e esse processo modificou a relação de aprendizagem dos profissionais.

Nesse sentido, com a chegada do novo Coronavírus, algumas questões se tornaram relevantes fazendo a necessidade de realizar, mais do que nunca, uma educação permanente e continuada aos trabalhadores de saúde. Isso aconteceu principalmente por fatores como: características do vírus e seus efeitos desconhecidos inicialmente, condições de virulência, transmissibilidade e tratamento ainda em estudo, necessidade no domínio de técnicas e equipamentos, conhecimento sobre a mortalidade e preparação emocional ao lidar com usuários do serviço e família, abrupto número de atendimento e complicações diversas causadas pela doença, entre outras coisas.

O conhecimento sobre sintomas, efeitos, sequelas, prevenção e tudo que diz respeito às doenças sofre mudanças de forma contínua. E no caso de novas doenças, como a Covid-19, o conhecimento é sempre incipiente e sofre transformações. Então é importante que os profissionais acompanhem essas mudanças e sejam capazes de entender a gravidade da doença, os mecanismos de transmissão, de prevenção e os cuidados que precisam ser tomados por todos na população.

A REDEC oferece cursos de capacitação e atualização profissional com as informações mais atualizadas da área da saúde. Acesse o site www.redec.com.br e dê continuidade à sua capacitação profissional!

Fonte: euenfermagem.com.br



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *