Skip to main content
Curso Parada Cardiorrespiratória

Parada Cardiorrespiratória: Curso Online funciona? Fizemos uma pesquisa!

O grupo desenvolvedor do Curso Incor de RCP e DEA realizou uma pesquisa científica, para avaliar o aprendizado em RCP por profissionais leigos em medicina e enfermagem. A pesquisa foi publicada no Congresso Brasileira da Abramede (Associação Brasileira de Medicina de Emergência) de 2018. Continue lendo para descobrir mais!

Curso online de atendimento à parada cardiorrespiratória: avaliação do aprendizado de leigos

Thatiane Facholi Polastri1, Lucia Tobase2, Rudy Neder Rocha3, Rosângela Simões Gundim1, Natali Schiavo Giannetti1, Sergio Timerman1

  1. Instituto do Coração – InCor HCFMUSP ; 2. Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192; 3. REDEC – Rede de Educação

Objetivo:

Avaliar o curso online sobre atendimento à parada cardiorrespiratória com uso de simulador virtual, quanto ao aprendizado das métricas de reanimação.

Método:

Delineamento quase-experimental. Em dezembro de 2017 foram convidados 44 profissionais administrativos de um Hospital público quartenário, em São Paulo, para realizar o curso online e posteriormente para atender uma estação prática de simulação, onde o desempenho delas seria avaliado. 35 efetuaram pré e pós-teste e prática presencial por meio de simulação.

As participantes que compareceram à estação prática foram classificadas em grupos, conforme 2 critérios:

  • Realizou o curso online e simulador (0%, 50% e 100%);
  • Realizou algum curso presencial sobre o tema (sim ou não).

O desempenho na realização da RCP foi medido em uma escala de 1 a 5. Além disso, foram mensurados outros indicadores de qualidade de atendimento e de aprendizado.

Resultados:

Dos participantes avaliados, (85,71%) acessaram ambiente virtual, (49%) concluíram o curso e todas as fases do simulador virtual. Dos concluintes, 59% realizaram compressões em profundidade mínima de 5 cm e frequência entre 100 -120 por minuto e 41% cometeram erros na realização das compressões. Entre os  (51,30%) avaliados que não concluíram o curso online, apenas 33,33% realizou compressões em profundidade mínima de 5 cm e frequência entre 100 -120 por minuto e 66,67% cometeu erros nas compressões.

Comparação da realização das compressões na frequência e profundidade adequadas, para cada um dos grupos:

Curso Parada Cardiorrespiratória

Comparação da qualidade da RCP, em escala de 1 a 5, para cada um dos grupos:

Curso PCR Online

Conclusão:

O Curso online com simulador virtual favoreceu a aprendizagem das manobras de ressuscitação cardiopulmonar e o treinamento prático das compressões torácicas, por leigos.

Os resultados sugerem que a capacitação em EaD é sempre benéfica: incrementou os resultados consideravelmente do grupo que obteve capacitação exclusivamente online, em comparação com nenhuma capacitação, e melhorou o resultado do grupo que obteve capacitação presencial.



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *