Skip to main content

Profissionais da Enfermagem – Reflexões em Momento de Pandemia

O enfrentamento da COVID-19, dentro das instituições de saúde, demanda assistência da equipe multiprofissional, que inclui profissionais da saúde e serviços auxiliares: higiene e limpeza, ascensoristas, controladores de acesso, entre outros. São categorias profissionais com vínculos empregatícios, carga horária e jornadas de trabalho diferenciadas. Entre os profissionais de saúde, os Profissionais de Enfermagem representam aproximadamente 2,2 milhões no Brasil, que atuam em diversas regiões e em proporções não equalitárias.

São profissionais que atuam na linha de frente da assistência, a despeito do tipo de atendimento e da situação de saúde, pandêmica ou não. A natureza da profissão dos Profissionais de Enfermagem é o processo de cuidar. Esse processo não se limita ao desenvolvimento de atividades técnicas; envolve também conhecimento científico, sentimentos e emoções.

Enfermeira

Em tempos de pandemia, o esgotamento físico e mental está presente no cotidiano destes trabalhadores. Torna-se desafiador o agir com ética e responsabilidade em meio à sobrecarga de trabalho. As constantes situações de morte e desgaste presenciados em ambientes, muitas vezes, sobrecarregados de pacientes com alto poder de transmissibilidade viral, demandam uma assistência de enfermagem atenta e cuidadosa, tanto nas condutas técnicas quanto na paramentação e desparamentação rigorosa, conforme recomendações dos órgãos reguladores.

Neste contexto, a Enfermagem se posiciona como a referência nos cuidados dos sistemas de saúde em todo o mundo. No entanto, as escalas prolongadas e condições de trabalho diferenciadas, em virtude de diversidades regionais e contratuais, expõem estes profissionais ao risco de adoecimento físico e mental, podendo afastá-los das suas atividades laborais. Diante desse cenário, muitos sentimentos florescem, como medo, angústia, preocupação, raiva, sentimento de impotência, entre outros. Tais sentimentos são gerados tanto pela incerteza do que está por vir, como pelo isolamento social imposto aos familiares, que em meio à situação de risco, vivenciam o conflito de manterem-se afastados das funções diárias, embora muitas vezes as condições familiares, financeiras e sociais não os permitam essa opção.

Embora medidas preventivas sejam tomadas, os profissionais de saúde vivenciam situações sem precedentes, tendo que tomar decisões difíceis que podem ocasionar agravos psicológicos a longo prazo, causados por danos morais. Assim, é vital que os governantes e gestores reconheçam o valor desses profissionais e os tratem com humanidade, garantindo sua segurança e saúde.

Em uma tentativa de minimizar as consequências deste agravo na saúde física e mental dos profissionais, observa-se nas mídias sociais e em canais oficiais a solidariedade de especialistas em saúde mental na oferta de apoio emocional e orientações sobre hábitos saudáveis, visando à manutenção da saúde desses profissionais.

Pode-se dizer que a Enfermagem vivencia um momento ímpar decorrente da pandemia da COVID-19, pela sobrecarga de trabalho, pela especificidade da alta transmissão do vírus e pela manipulação de equipamentos específicos de proteção. Uma experiência vivenciada tanto pela rede pública quanto privada no país, e até mesmo em âmbito mundial.

A enfermagem é vista como um elo da cadeia multiprofissional da saúde no combate ao COVID-19, tendo como foco a vida humana e a saúde do trabalhador e a segurança do paciente. Como momento de repensar e requalificar um roteiro que desafia trabalhadores e instituições, a existência e a posição dos comitês e associações de classe são cruciais.

Referências:

Conselho Federal de Enfermagem. Saúde de Profissionais de Enfermagem é foco em tempos de Covid-19 [Internet]. Brasília: COFEN; 2020. [acesso em 01 de jun de 2021]. Disponível em: http://www.cofen. gov.br/saude-de-profissionais-de-enfermagem-e-foco-em-tempos-de-covid-19_78321.html.

Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção Especializada à Saúde. Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência. Protocolo de manejo clínico para o novo coronavírus [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2020 [acesso em 01 de jun de 2021]. Disponível em: https://portalarquivos2. saude.gov.br/images/pdf/2020/fevereiro/05/Protocolo-de-manejo-clinico-para-o-novo-coronavirus-2019- ncov.pdf.

Miranda FMA, Santana L de L, Pizzolato AC, Saquis LMM. Condições de trabalho e o impacto na saúde dos profissionais de enfermagem frente a Covid-19. Cogitare enferm. [Internet]. 2020 [acesso em 01 de jun de 2021]; 25. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v25i0.72702.



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *