Skip to main content
01_Alternativa

Estratégias Sistêmicas para otimização de fluxos nos Serviços de Urgência

Conhecer a demanda, suas variações por dia, hora, sazonalidade além do perfil de gravidade dos pacientes é passo fundamental para separar os fluxos de doentes mais graves dos menos graves buscando soluções que possam diminuir a superlotação, diminuir os tempos de espera para as primeiras intervenções propedêuticas e terapêuticas e consequentemente diminuir as filas. Estudar a demanda implica também em estudar os recursos do ponto de vista qualitativo e quantitativo para obter um equilíbrio entre a demanda e a capacidade de resposta e, conhecer e tratar as variabilidades artificiais.

fluxos nos Serviços de Urgência

O professor e matemático ucraniano Eugene Litvak, com formação também em engenharia de sistemas, estudou os fluxos hospitalares utilizando a teoria de filas. Litvak desenvolveu então a teoria da variabilidade, na qual propõe que os sistemas de serviços de saúde e seus processos trabalhem com variabilidades identificáveis e que estão no cerne da dificuldade das entregas de resultados.

Uma variabilidade é chamada de natural e ela ocorre por em função da natureza dos serviços que lidam com pacientes diferentes, médicos com características distintas e fluxos em alguns serviços (como é o da urgência por exemplo) imprevisíveis ou de difícil previsibilidade. A variabilidade natural exige dos gestores estratégias de gestão e ferramentas baseadas em estatísticas sofisticadas, como a própria teoria de filas, teoria de restrições entre outras já utilizadas em outras áreas do conhecimento humano. Sem essa sofisticação fica mais difícil a gestão de fluxos dentro de um serviço de urgência ou de um hospital. A variabilidade natural é randômica e pode ser bem gerenciada, mas é impossível de ser eliminada.

Outra variabilidade proposta por Litvak é a artificial, sendo esta, como o próprio nome indica, relacionada a fatores individuais das pessoas que executam o serviço. Ele propõe que esta variabilidade deva ser passível de eliminação. E, para eliminá-la é importante estudar e planejar a utilização mais racional, bem distribuída e com maximização da potencialidade de utilização dos recursos disponíveis.

Ao analisar os fluxos do departamento de urgência e do hospital usando essas estratégias e outras como o Lean, ferramentas de eliminação de desperdícios e aceleração de fluxos, é possível eficientizar, por exemplo, o giro de leitos dentro de um hospital, já que há uma correlação forte entre taxa de ocupação hospitalar e superlotação do serviço de urgência. Acima de 90% de taxa de ocupação hospitalar é quase certo que ficarão pacientes internados no serviço de urgência. A variabilidade artificial não é randômica e não deve ser gerenciada. Deve ser identificada e eliminada.

Entre os principais efeitos da variabilidade no fluxo em relação à segurança do paciente temos:

  • Aumento de 2 a 4% no risco de mortalidade para cada exposição do paciente a um turno com escassez de pessoal;
  • Aumento de até 500% na chance do paciente necessitar de readmissão;
  • Dificuldade na gestão dos profissionais da assistência quando a equipe é submetida a excesso de trabalho – estresse;
  • Tempos de espera prolongados;
  • Aumento de infecções por erros médicos e aumento de procedimentos com não conformidades;
  • Necessidade de envolvimento de equipes extras para agilizar as respostas.

Para os serviços e sistemas de saúde o sonho do mundo perfeito seria: que todos os pacientes tivessem a mesma doença, com mesmo nível de gravidade, que chegassem para ser atendidos no mesmo ritmo e que todos os profissionais fossem iguais na sua capacidade de prestar assistência.

Ao utilizar o modelo de entrada, passagem e saída dos pacientes pelo pronto socorro, podemos analisar cada fase separadamente, identificar os problemas de cada uma delas e sugerir possibilidades de transformação. Isto só ocorre quando os processos estão claramente definidos, suas etapas estão analisadas tendo como objetivo detectar esforços desnecessários, custos maiores e etapas que poderiam ser eliminadas porque não agregam valor para o cliente.

Esse tema é de extrema relevância e está apresentado de forma mais detalhada no curso GASU – Gestão Avançada em Serviços de Urgência, que pode ser acessado na plataforma:

 https://www.redec.com.br/gasu/

Em breve discutiremos os problemas de passagem dos pacientes nos serviços de urgência. Fiquem atentos!!!



Share article on

Um comentário em “Estratégias Sistêmicas para otimização de fluxos nos Serviços de Urgência

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *