Skip to main content

A importância da técnica correta na aplicação de vacinas

A prevenção sabidamente é a melhor forma de combater enfermidades, por isso a vacinação é tão imprescindível para o controle de doenças virais e a manutenção da saúde pública. Mas o resultado da vacinação não é apenas a erradicação de doenças, visto que as vacinas, literalmente, salvam vidas. Neste artigo nós falaremos mais a respeito da vacinação e a importância da técnica correta na aplicação de vacinas. Confira!

Vacinas

A importância da técnica correta

Cada vacina possui indicações específicas em relação à composição, apresentação, via de administração, doses a serem administradas, idade recomendada, intervalo entre doses, conservação, validade, entre outros aspectos e cuidados necessários para garantir que a injeção atinja a via recomendada e o imunobiológico apresente eficácia plena, cumprindo sua função de imunizar os pacientes.

Determinando a via correta e a técnica de administração

Existe uma região específica e uma técnica correta para a administração de cada tipo de vacina, por isso é preciso delimitar a região adequadamente para evitar que agulha e vacina atinjam regiões que contenham nervos ou estruturas articulares, ou seja, deve-se seguir à risca as orientações para aplicação em cada local. Estes e muitos outros cuidados devem ser tomados para evitar erros de imunização, que prejudicam (e muito) o controle de saúde da população. Veja a seguir os cuidados fundamentais a serem observados e tomados no momento de aplicar a vacina.

Importância da vacina

Começando pela higiene das mãos

Lavar as mãos é o primeiro ato essencial para prevenção e controle de infecções, devendo ser praticado por todos os colaboradores que integram os serviços de saúde antes e após o manuseio de materiais, administração da vacina e qualquer outra atividade executada na sala de vacinação essa prática é ainda mais fundamental e o procedimento deve ser obedecido rigorosamente para evitar contaminação no preparo e administração das vacinas.

VIAS DE ADMINISTRAÇÃO

  • Intradérmica

Nesta via as soluções são introduzidas nas camadas mais superficiais da pele, especificamente na derme. Essa é uma via de absorção lenta, utilizada para administração da vacina BCG-ID, sendo o volume máximo indicado para aplicação por essa via 0,5ml.

Intradérmica injeção

  • Subcutânea

Na via subcutânea são administradas soluções que necessitam ser absorvidas mais lentamente, assegurando uma ação contínua. Essas soluções não devem ser irritantes, devendo ser de fácil absorção. O volume máximo a ser introduzido por esta via é de 1,5ml. Vacinas, como a contra o Sarampo, Caxumba e Rubéola têm indicação específica desta via.

Injeção subcutânea

  • Intramuscular

Nesta via a solução é introduzida diretamente no tecido muscular e é utilizada para a administração de volumes superiores a 1,5ml de soluções irritantes (aquosas ou oleosas) que necessitam ser absorvidas rapidamente e para obter efeitos imediatos.

Injeção intramuscular

  • Oral

A via oral é utilizada para administração de soluções que são melhor absorvidas no trato gastrointestinal, sendo a dose e volume introduzidos pela boca, geralmente em poucas gotas, como a vacina contra Poliomielite (VOP).

Vacina Via Oral

Conclusão

A cada aplicação deve ser realizada uma avaliação individual do paciente e seu quadro clínico, pois só assim será possível determinar o tipo de vacina a ser administrada e a forma correta. É preciso levar em conta o volume, idade, massa muscular e espessura do tecido subcutâneo a ser ultrapassado para garantir que a vacina será aplicada com eficácia na região indicada. Seguindo as orientações específicas para cada vacina, o profissional de saúde estará preparado para aplicar vacinas com excelência.

Fontes:  www.saude.gov.br | www.sbim.org.br | www.editorasanar.com.br


Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *