Skip to main content
TripleAimIHI

A importância do fluxo do paciente nos serviços de saúde

Um gerenciamento adequado do fluxo de pacientes é fundamental para assegurar a qualidade do atendimento hospitalar. A ausência de uma gestão apropriada pode gerar atrasos, tempo de espera excessivo e insatisfação do paciente, além de poder implicar em aumento de custos operacionais. Por outro lado, uma gestão eficiente pode melhorar a eficiência do atendimento, diminuir os tempos de espera e aumentar a satisfação dos pacientes.

TripleAimIHI

O modelo Triple Aim e a gestão eficiente do fluxo de pacientes

O Triple Aim é um modelo desenvolvido pelo IHI – Institute for Healthcare Improvement, que determina 3 objetivos simultâneos, a saber:

  • melhorar a experiência do paciente nas ações de cuidado ;
  • melhorar a saúde da população;
  • reduzir o custo per capita dos cuidados em saúde.

Esse modelo visa melhoria que objetiva aprimorar a qualidade do atendimento, reduzir os custos e fomentar a melhoria da saúde pública. A gestão eficiente do fluxo de pacientes é um componente-chave deste modelo, visto que pode contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento, a redução dos custos operacionais e a melhoria da saúde populacional.

Estudos sobre a gestão eficiente do fluxo de pacientes

Conforme um estudo publicado no Journal of Hospital Administration, a gestão eficiente do fluxo de pacientes pode melhorar a eficiência do atendimento e diminuir os tempos de espera. Esse estudo evidenciou que a implementação de um sistema de triagem baseado no Protocolo de Manchester, que classifica os pacientes por nível de risco e prioridade de atendimento, resultou em uma redução significativa do tempo de espera e em um aumento da satisfação dos pacientes.

Além disso, a gestão eficiente do fluxo de pacientes também pode contribuir para a diminuição dos custos operacionais dos hospitais. Um estudo publicado no Journal of Healthcare Management demonstrou que a melhoria do fluxo de pacientes pode resultar em uma redução dos custos operacionais dos hospitais, especialmente em áreas como emergência e cuidados críticos.

A importância de um sistema de triagem bem estruturado e organizado

Para a implementação de uma gestão eficiente do fluxo de pacientes, é necessário um sistema de triagem bem estruturado e organizado. O Protocolo de Manchester é uma das opções disponíveis para classificar os pacientes e encaminhá-los para o tratamento necessário. Por meio desse sistema, é possível aumentar a eficiência do atendimento, reduzir os tempos de espera e melhorar a satisfação dos pacientes.

Quer saber mais sobre o Protocolo de Manchester e se tornar um classificador de risco? acesse o nosso site e conheça o único curso online do Manchester.


Referências

Dyas SR, Greenfield E, Messimer S, Thotakura S, Gholston S, Doughty T, Hays M, Ivey R, Spalding J, Phillips R. Process-Improvement Cost Model for the Emergency Department. J Healthc Manag. 2015 Nov-Dec;60(6):442-57. PMID: 26720989. https://journals.lww.com/jhmonline/Abstract/2015/11000/Process_Improvement_Cost_Model_for_the_Emergency.11.aspx.

Downey, La Vonne A., et al. “Patients’, nurses’ and physicians’ perception of delays in emergency department care.” Journal of Hospital Administration, 24 04 201, https://doi.org/10.5430/jha.v2n4p25.



Share article on

Um comentário em “A importância do fluxo do paciente nos serviços de saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *