O objetivo do Lean na Assistência à Saúde é aplicar conceitos, ferramentas e princípios que visam proporcionar o máximo de valor na ótica do cliente, consumindo apenas os recursos necessários, utilizando plenamente os conhecimentos e habilidades das pessoas. Considerando o objetivo proposto, podemos elencar que as principais características da organização lean na saúde são:
Maior Eficiência Operacional
Ao reavaliar de forma continuada os processos, focalizando gargalos e pontos de aprimoramento, a metodologia de gestão enxuta favorece a reestruturação dos processos de forma a se tornarem mais ágeis e eficientes. A linearidade adquirida com a reestruturação dos processos promove melhoria relevante na produtividade dos funcionários, eliminando desperdícios de horas de trabalho e, por consequência, com o pagamento de horas extras. Uma gestão de estoques mais eficiente, por exemplo, reduz a necessidade de infraestrutura física para armazenamento dos materiais e insumos, contribuindo para a otimização do uso de medicamentos e diminuindo os investimentos pontuais para reposição de estoque. Como consequência, permite um melhor planejamento financeiro.
Maior Agilidade e Confiabilidade
O mapeamento da cadeia de valor e o posterior redesenho dos processos traz consigo a padronização das atividades, de maneira a fazer com que todos os funcionários passem a executar os procedimentos da mesma forma, proporcionando o aumento da qualidade e a redução de desperdícios. A metodologia Lean prevê uma análise sistemática e contínua para que os processos continuem ágeis e adequados às necessidades dos usuários do serviço de saúde.
Melhoria Contínua da Qualidade
Ao identificar falhas nos processos por meio do sistema Lean, a organização hospitalar também é capaz de detectar limitações de competência da equipe de saúde, tomando as ações necessárias para capacitar os funcionários e aumentar a produtividade e a eficiência da instituição. Tanto conhecimentos técnicos quanto comportamentais podem ser melhorados continuamente para que a equipe proporcione atendimento de excelência aos usuários, utilizando as ferramentas do sistema Lean para aprimorar suas atividades.
Resultados Superiores
Dentre as grandes preocupações das instituições hospitalares temos a que diz respeito quanto a redução do tempo de atendimento aos usuários do sistema sem comprometer a qualidade dos serviços de saúde. Nesse sentido, a metodologia Lean ajuda a elaborar modelos mais eficazes de atendimento, com processos enxutos e ágeis. Uma simples transformação relativa a um sistema de agendamentos eficiente, por exemplo, pode otimizar a agenda dos médicos e, ao mesmo tempo, reduzir as filas de atendimento nas unidades de saúde. A adoção de práticas de triagem de pacientes nos serviços de urgência e emergência também pode otimizar o atendimento e reduzir o tempo de espera.
Maior Satisfação dos Clientes
Todos os benefícios afetam diretamente a percepção dos pacientes em relação aos serviços, assim como seu grau de confiança na instituição. Afinal, cada etapa contribui para melhorar a qualidade do atendimento e usar os recursos de uma forma mais inteligente.
Vale destacar que a saúde é uma área muito delicada e extremamente importante para o bem-estar das pessoas. Por isso, contar com uma metodologia que pode agregar mais valor para todo mundo e deixar os processos mais eficientes é um grande diferencial.
A qualidade do atendimento traz mais segurança aos pacientes, contribui para equipes mais engajadas e reduz custos, tempo de espera e quaisquer chances de erros. Lembre-se de que um hospital, clínica ou laboratório também é um negócio e deve buscar a satisfação de seus clientes.
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