Skip to main content
12

O Sistema Manchester de Classificação de Risco na priorização clínica: uma pedra angular na gestão do risco clínico em atendimento de urgência

O crescimento contínuo na demanda dos serviços de urgência e emergência requer medidas mais eficientes no atendimento ao paciente que, de acordo com a gravidade do quadro, está em situação de risco de morte, dependendo da agilidade do serviço de saúde para viver. Ou seja, o tempo é o que determinará se uma vida será salva, se o paciente não sofrerá sequelas ou terá seu quadro agravado.

12
Nesse contexto, a implantação do Protocolo de Manchester nas unidades de saúde permite melhor avaliar a efetividade e qualidade do processo de classificação de risco nos serviços de urgência de um hospital, principalmente pelo fato do protocolo definir e registrar as informações de cada paciente de forma mais didática, simples e segura, o que facilita (e muito) a realização de auditorias.

A auditoria do Sistema Manchester é mandatória da qualidade e segurança e são meios eficazes de acompanhar o processo de classificação de risco para identificar a acurácia e completude. Identifica limitações na aderência da metodologia e identifica oportunidades de melhorias em processos e fluxos para além da priorização.  É possível indicar as falhas e os problemas e apontar sugestões e soluções, assumindo, portanto, um caráter eminentemente educacional.

Há uma correlação positiva entre os registros e a qualidade do cuidado, pois é possível avaliar os cuidados de enfermagem por meio de registros, os quais refletem a qualidade da assistência de enfermagem. Assim, a auditoria em serviços de classificação de risco demonstra ser um meio de acompanhamento e avaliação dos processos de trabalho.

O Grupo de Triagem de Manchester estabelece a realização de auditorias como preceito para o acompanhamento dos processos de classificação, por meio do qual há garantia que o método e os conceitos do protocolo estão sendo replicados corretamente.

Para ser Auditor Interno do Sistema Manchester é necessário que o profissional médico ou enfermeiro seja certificado como Classificador pelo Grupo Brasileiro de Classificação de Risco. Veja a agenda do curso de Auditor no site do GBCR: http://www.gbcr.org.br/agenda/



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *