Skip to main content
12

O Sistema Manchester de Classificação de Risco na priorização clínica: uma pedra angular na gestão do risco clínico em atendimento de urgência

O crescimento contínuo na demanda dos serviços de urgência e emergência requer medidas mais eficientes no atendimento ao paciente que, de acordo com a gravidade do quadro, está em situação de risco de morte, dependendo da agilidade do serviço de saúde para viver. Ou seja, o tempo é o que determinará se uma vida será salva, se o paciente não sofrerá sequelas ou terá seu quadro agravado.

12
Nesse contexto, a implantação do Protocolo de Manchester nas unidades de saúde permite melhor avaliar a efetividade e qualidade do processo de classificação de risco nos serviços de urgência de um hospital, principalmente pelo fato do protocolo definir e registrar as informações de cada paciente de forma mais didática, simples e segura, o que facilita (e muito) a realização de auditorias.

A auditoria do Sistema Manchester é mandatória da qualidade e segurança e são meios eficazes de acompanhar o processo de classificação de risco para identificar a acurácia e completude. Identifica limitações na aderência da metodologia e identifica oportunidades de melhorias em processos e fluxos para além da priorização.  É possível indicar as falhas e os problemas e apontar sugestões e soluções, assumindo, portanto, um caráter eminentemente educacional.

Há uma correlação positiva entre os registros e a qualidade do cuidado, pois é possível avaliar os cuidados de enfermagem por meio de registros, os quais refletem a qualidade da assistência de enfermagem. Assim, a auditoria em serviços de classificação de risco demonstra ser um meio de acompanhamento e avaliação dos processos de trabalho.

O Grupo de Triagem de Manchester estabelece a realização de auditorias como preceito para o acompanhamento dos processos de classificação, por meio do qual há garantia que o método e os conceitos do protocolo estão sendo replicados corretamente.

Para ser Auditor Interno do Sistema Manchester é necessário que o profissional médico ou enfermeiro seja certificado como Classificador pelo Grupo Brasileiro de Classificação de Risco. Veja a agenda do curso de Auditor no site do GBCR: http://www.gbcr.org.br/agenda/



Share article on

2 comentários em “O Sistema Manchester de Classificação de Risco na priorização clínica: uma pedra angular na gestão do risco clínico em atendimento de urgência

    1. Olá, Sandra!

      O Curso de Classificação de Risco pelo Sistema Manchester de Triagem é realizado inteiramente à distância, por meio de Ambiente Virtual de Aprendizagem, especialmente desenvolvido para o Grupo Brasileiro de Classificação de Risco.

      Não há turmas, o curso é individual e pode ser iniciado imediatamente após o pagamento ser confirmado. É um curso 100% online, que você pode realizar onde e quando quiser. Pagamentos em boleto podem demorar até 3 dias úteis para confirmação. Após o pagamento, será enviado um livro pelo correio para você, no entanto não é necessário esperar a entrega do livro para iniciar o curso. Dependendo do número de horas que você dedique ao curso por dia, poderá concluí-lo em poucos dias. O prazo máximo é de 365 dias.

      O curso é composto por 6 módulos obrigatórios e 4 módulos opcionais. Os 4 primeiros módulos tratam dos pilares da metodologia: determinação da queixa de apresentação, escolha do fluxograma aplicável, escolha do discriminador e consequente prioridade clínica e parâmetros mensuráveis. O 5º módulo é exclusivamente de treino para fixação e consolidação da metodologia. E o sexto módulo é a prova do curso. Você tem 2 tentativas de realização da prova. Caso não seja aprovado em nenhuma das 2, você pode reiniciar o curso, a partir do menu. Você pode reiniciar o curso quantas vezes quiser.
      O certificado é o mesmo que o Grupo Brasileiro de Classificação de Risco emite para alunos aprovados no curso presencial. Este possui um sistema de verificação de autenticidade também online através de código de barras bidimensional QR.

      Esse certificado (em conjunto com uma graduação em enfermagem ou medicina) te habilita a atuar como classificadora de risco em qualquer unidade de saúde do Brasil e do mundo que utilize o Protocolo de Manchester. Depois de aprovado, seu certificado já está garantido. E você pode, se quiser, durante a vigência da sua matrícula, reiniciar o curso para obter um outro certificado, com data mais recente. Isso é totalmente opcional.

      O GBCR é o único órgão certificador do Sistema Manchester de Classificação de Risco no Brasil.

      É fortemente recomendável que você atualize seu certificado no máximo a cada 3 anos, ou quando do lançamento de uma nova edição do Protocolo de Manchester, para que seu conhecimento garanta qualidade e segurança.

      Conteúdo Programático:
      1. Introdução
      2. Histórico, Definição e Objetivos da Classificação de Risco
      3. Determine a Queixa
      a. Como definir a queixa de apresentação
      b. Metodologia para a Determinação da Queixa
      4. Determine o Fluxograma
      a. Metodologia da Classificação de Risco
      b. Reclassificação de Risco
      c. Fluxograma Trauma Maior
      d. Outros Fluxograma importantes
      5. Determine o Discriminador
      a. Discriminadores Gerais e Específicos
      b. Informações Complementares
      c. Avaliação da Dor na Classificação de Risco
      6. Parâmetros Mensuráveis no Protocolo de Manchester
      a. A cor branca no Protocolo de Manchester
      b. Gestão da Urgência a partir da Classificação de Risco
      7. Avaliação de Conhecimento

      Carga Horária do Curso: 40 horas

      O valor do curso é de R$ 650,00. As formas de pagamento são:

      No Pagseguro: pode ser dividido em até 12 vezes no cartão de crédito (com juros cobrados pelo Pagseguro no valor de 2,99% a.m.). No cartão de débito e boleto somente à vista.

      Na Redec: transferência bancária, PIX, cartão de crédito (parcelamento em até 3 vezes sem juros) e boleto bancário. (Parcelamento no boleto em até 4 vezes sem juros. A inscrição é realizada mediante o pagamento da primeira parcela. A prova final só será disponibilizada após a quitação de todas as parcelas, bem como o certificado será liberado imediatamente após aprovação).

      Para se inscrever (pelo PagSeguro), acesse: http://www.redec.com.br/manchester

      Para se inscrever diretamente conosco (Redec), favor enviar a sua solicitação para o nosso suporte através do e-mail suporte@redec.com.br ou pelo WhatsApp/Telefone (11) 3042-4333.

      Atenciosamente,

      Equipe de Suporte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *