Pesquisadores da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP) realizaram uma avaliação científica da efetividade do aprendizado de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) através de estratégias de EaD. A pesquisa foi publicada como uma tese de doutorado: “Desenvolvimento e avaliação do curso online sobre Suporte Básico de Vida nas manobras de reanimação cardioplumonar do adulto.”. A pesquisadora responsável foi a Dra. Lucia Tobase, em 2016.
Introdução:
No panorama mundial, as doenças cardiovasculares configuram-se como principal causa da parada cardiorrespiratória em adultos, cujas chances de sobrevivência são maiores, quando presenciada por pessoas aptas para prover o suporte básico de vida (SBV) na reanimação imediata. Objetivo: Desenvolver e avaliar o curso online Suporte Básico de Vida: aspectos essenciais no atendimento do adulto em parada cardiorrespiratória.
Método:
Em primeira etapa, trata de pesquisa aplicada, de produção tecnológica acerca do desenvolvimento do curso online sobre SBV, utilizando design instrucional baseado no modelo ADDIE (Analisys-Análise, Design-Desenho, Development-Desenvolvimento, Implementation-Implementação, Evaluation-Avaliação). Nessa perspectiva, foi avaliado por especialistas e estudantes. A segunda etapa configura-se em delineamento quase-experimental, do tipo antes-depois.
O curso online foi aplicado aos estudantes da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, como intervenção educacional, em 2014-2015. Os estudantes foram avaliados mediante pré-teste, pós-teste e simulação em prática presencial com dispositivos de feedback.
Resultados:
O curso online foi implementado em ambiente virtual de aprendizagem; 94 (100%) estudantes aceitaram participar da pesquisa, 88 (94%) acessaram ambiente virtual, 67 (71%) finalizaram parte teórica, 62 (66%) concluíram o curso online. A maioria era do sexo feminino (90,4%), do 1º e 2º ano (65%), idade média 21,48 (DP 2,39). Adotando nível de significância 95%, a média das notas no pré-teste foi 6,4 (DP 1,61), pós-teste 9,3 (DP 0,82), p<0,001. ANOVA para medidas repetidas indicou diferenças significativas (p<0,001) entre médias das notas no pré-teste dos estudantes do 1º e 2º ano 6,2 (DP 1,59) e do 3º e 4º ano 7,2 (DP 0,83). Média das notas do pós-teste foi 9,2 (DP 1,60) nos dois primeiros anos e 9,7 (DP 0,61) nos dois últimos anos, p<0,475. Regressão linear múltipla com inclusão progressiva (forward stepwise) para variáveis associadas ao aprendizado mostrou-se significativa (p<0,015) com ano de curso no Bacharelado -0,542 (EP 0,215) e participação anterior em curso de emergência -0,903 (EP 0,437). Na prática simulada, a média das notas foi de 9,1 (DP 0,95). Registros do checklist indicaram que 98% dos estudantes realizaram exposição do tórax, 97% avaliaram respiração, 76% se lembraram de chamar serviço de emergência, 92% solicitaram desfibrilador, 77% verificaram pulso corretamente, 87% posicionaram as mãos no tórax corretamente, 95% efetuaram ciclo de 30 compressões adequadamente, 89% em profundidade mínima 5 cm, 90% liberaram tórax após compressão, 97% alternaram 2 ventilações corretamente, 97% usaram Desfibrilador Externo Automático, 100% posicionaram as pás corretamente. Registros do dispositivo de feedback indicaram percentual de desempenho equivalente a Reanimação Cardiopulmonar Básica 43,7 (DP 26,86), médias de duração ciclo compressões/seg 20,5 (DP 9,47), do número de compressões 167,2 (DP 57,06), da profundidade compressões/mm 48,1 (DP 10,49), do volume de ventilação 742,7 (DP 301,12), do percentual de fração de fluxo 40,3 (DP 10,03). O curso foi bem avaliado pelos estudantes e especialistas, com reações positivas quanto ao conteúdo, objetividade, clareza, didática, organização, acesso e navegação.
Conclusão:
da pesquisa é: “Confirmou-se a plausibilidade da hipótese do estudo, corroborando a contribuição do curso online no aprendizado sobre SBV. Mostrando-se efetivo no suporte ao ensino em Enfermagem, o curso online permite integrar apresentações em diferentes disciplinas e capacitações, frente a necessidade de inovações tecnológicas e estratégias educacionais ativas, em ações para identificação precoce da parada cardiorrespiratória e sistematização do atendimento na reanimação cardiopulmonar”
A pesquisa pode ser acessada no endereço:
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7140/tde-10052017-124146/
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