O “Trabalho Padronizado”, trata-se de uma prática fundamental para que se consiga desenvolver uma gestão eficiente em qualquer tipo de empresa.
Deve-se estabelecer, em todas as atividades da empresa, procedimentos precisos a serem seguidos à risca e repetidos de forma que se tornem “automáticos”, incluindo métodos, tempos, etc. Ou seja, não é mais necessário pensar para repeti-los com eficiência. Qualquer pessoa deve ser capaz de fazer a tarefa do mesmo jeito e ter o mesmo resultado. É importante estabelecer o trabalho padronizado pelo simples fato de que, quando se faz algo no automático, “libera-se” o cérebro para que se consiga pensar formas novas e melhores de fazer aquela atividade.
Junto à padronização, advém práticas de multiqualificação, com as quais as pessoas aprendem constantemente várias atividades e funções que estimulam o aprendizado permanente e permitem maior flexibilidade frente às instabilidades da mão de obra.
Ao realizar o Trabalho Padronizado desenvolve a melhor maneira de se realizar um conjunto de atividades, em um dado momento, atendendo ao tempo takt.
O uso do tempo takt pode ser considerado o primeiro passo na verificação da eficiência de atendimento em um hospital. E, a partir daí, podem-se implantar melhorias para o nivelamento dos atendimentos, a fim de eliminar atividades que não agregam valor aos pacientes, garantindo maior eficiência nos serviços prestados.
Um grande exemplo de aplicação dessa ferramenta foi evidenciada em uma pesquisa realizada no Hospital São Camilo – Pompeia, em São Paulo. De acordo com os resultados obtidos por esta pesquisa realizada por Daniele Costa (2013), o projeto iniciou- se com a empresa Johnson & Johnson, em 2007, e o início das atividades em fevereiro de 2008. No ano 2010, a gestão já havia implantado a metodologia Lean em 6 processos com 63 projetos no total. A escolha dos processos foi baseado no tempo takt e nível de ociosidade, com o projeto piloto aplicado em uma sala de cirurgia com uso dos kaizens de processos, a implementação tempo takt, a redução tempo de setup e o kanban para diferentes tipos de suprimentos.
Os resultados para o projeto piloto evidenciam a redução do tempo de setup de 1,5 hora para 0,5 hora, aumento de 33% da produtividade, e economia de, aproximadamente, R$ 8 milhões. A partir destes resultados, o hospital adotou melhoria constante e a aplicação da cultura Lean em todos os setores do Hospital.
A cultura Lean, juntamente com o Trabalho Padronizado, é de grande importância para os serviços de saúde, a fim de reduzir os desperdícios e agregar valor na óptica do paciente e assim garantindo um atendimento qualificado devido a eficiência dos serviços prestados.
Referências
Costa, Daniele A. Lean Healthcare – Unicamp: Relato de Experiência Hospital São Camilo. In: Fórum Permanente de Empreendedorismo e Inovação, Campinas, 2013. Disponível em: https://docplayer.com.br/2750198-Lean-healthcare-unicamp-relato-de-experiencia-hospital-sao-camilo-14-de-outubro-de-2013.html
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