As sobrecargas em sistemas de saúde são um problema em todo o mundo. Os EUA lidam com isso e outros países, que servem de modelo para o Brasil, também. O Canadá já reportou diversas notícias sobre serviços de Urgência e Emergência de Quebec mostrando tempos de espera notoriamente longos: 35% dos pacientes adultos esperam 5 horas ou mais pelos cuidados.
A quantidade de tempo que a maioria dos canadenses gasta esperando nos departamentos de emergência para serem hospitalizados está aumentando, mostram novos dados do Instituto Canadense de Informações em Saúde (CIHI). O tempo de permanência no departamento de emergência das pessoas internadas no hospital em 2016 – 2017 aumentou 11% em relação ao ano anterior e quase 17% em relação a cinco anos atrás, de acordo com dados do CIHI, que se baseou em mais de 11,2 milhões de entradas nos pronto-socorros em todo o país em 2017.
FONTE: https://www.cihi.ca/en/emergency-department-wait-times-in-canada-continuing-to-rise
Via de regra, os problemas de superlotação dos serviços de urgência são problemas de fluxo de pacientes. Eles entram rapidamente no sistema de saúdem via pronto-socorro, mas tem dificuldades para sair, seja para internações, seja para altas. A solução do problema não deve ser feita de forma simplista, e exige diversas atitudes diferentes:
- Estabelecimento de um plano para atendimento de múltiplas vítimas, de forma a não comprometer o funcionamento do hospital em casos de pico de demanda.
- Abordar, no plano, níveis de funcionamento, que devem ser pactuados com serviços de regulação médica.
- Determinar ações especificas e pontuais, como estabelecimento de gabinete de crises e gerenciamento de recursos como leitos.
- Monitorar a situação em tempo real.
- Estabelecer fluxos regulares e emergenciais de internação e alta de pacientes
- Adotar modelos de segmentação de atendimento para pacientes com condições específicas, para baixo risco, alto risco e salas de decisão clínica para pacientes de risco intermediário.
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