Visão de Gestor é uma visão crítica e analítica da organização, do trabalho e dos processos. É olhar para as atividades e fazer alguns questionamentos. “Essa é a melhor forma de se fazer isso?” “É isso mesmo que precisa ser feito?” “Por que isso precisa ser feito?” “Quais os objetivos disso?”. “Existe alguma alternativa melhor?”. “Quem é o cliente, interno ou externo, e o que é importante pra ele em relação a isso?” “O que esse cliente espera, ou precisa?”.
Essa visão questionadora busca confrontar a visão conformista, o famoso “isso sempre foi feito assim”. Ao se questionar premissas, abre-se espaço para discussões e para diversas avaliações. Pode ser que a atividade seja um desperdício total ou parcial. Pode ser que não agrega o valor que se espera. Pode ser que o efeito desejado poderia ser obtido por outra ação, com menor esforço ou maior efetividade. Todas essas possibilidades de melhoria ficam escondidas quando não está presente essa visão crítica e questionadora.
Ter uma visão de gestor enseja uma série de benefícios para todos os profissionais. É um grande erro acreditar que apenas os profissionais que almejam ou já se encontram em cargos de liderança e gestão devem possuí-la. A Visão de Gestor é fundamental para o desenvolvimento da qualidade, segurança e eficácia do trabalho. É, portanto, responsabilidade de todos nas organizações, não apenas dos gestores.
Nesse sentido, desenvolver uma visão de gestor é imprescindível a todos os funcionários comprometidos e que entendem seu papel na garantia da qualidade do atendimento, bem como aos que querem se aprimorar e acelerar suas carreiras.
Há, portanto, diversos benefícios em desenvolver a visão de gestor:
- Poder trabalhar do jeito que você acha certo;
- Poder colaborar para um bom ambiente de trabalho;
- Poder oferecer a atenção necessária ao paciente adequado; e
- Avançar na carreira mais rapidamente.
A visão gerencial não é uma competência específica e pontual que se adquire. É uma questão de POSTURA e de assumir RESPONSABILIDADE pelo trabalho desenvolvido. De qualquer forma, existem competências que podem ajudar bastante no desenvolvimento da visão de gestor. Algumas delas são:
- Habilidades socioemocionais
Em qualquer área de atuação o desenvolvimento das habilidades socioemocionais é fundamental. A expressão “contrata-se pela competência técnica e demite-se pela comportamental” expõe a importância de não focar apenas nas habilidades técnicas.
Para começar a aprimorar essas habilidades, o primeiro passo é refletir, mudar a visão de mundo e valores. Atualmente, existem livros e cursos que ajudam nesse processo de aprendizagem. Logo, colocando em prática no dia a dia esse conhecimento, a maneira de agir frente a situações adversas é melhorada e, consequentemente, tal prática auxilia no desenvolvimento das outras habilidades como comunicação e empatia.
- Comunicação
O desenvolvimento da comunicação se faz necessário no trabalho em equipe e no atendimento ao paciente. Uma boa comunicação fortalece relações interpessoais entre os colaboradores e proporciona uma melhor qualidade no desempenho das funções. A falta dela, por outro lado, pode acarretar falhas nos processos.
Uma boa comunicação entre o profissional e o paciente ajuda a garantir a qualidade da experiência do paciente na instituição. A clareza ao passar as informações e a empatia durante uma explicação de como irá funcionar o exame, por exemplo, faz toda a diferença.
- Liderança
Um dos aspectos centrais da liderança é conseguir motivar as pessoas para que elas façam o que precisa ser feito. Isso não depende de vínculo hierárquico. Uma pessoa pode exercer papel de liderança mesmo sem ter nenhuma relação de subordinação com outras pessoas. Nesse sentido, a capacidade de liderança é uma habilidade comumente desenvolvida pelo profissional que trabalha segundo a missão e valores da instituição e busca soluções para a redução de erros ou aprimoramento dos processos internos.
O profissional deve ter também uma atitude proativa, trabalhando para conseguir antecipar possíveis problemas e evitá-los. Para isso, ter a visão sistêmica da organização é fundamental, acompanhar como os processos e funções estão sendo desenvolvidos.
- Manter-se atualizado
Qualquer profissional já deve ter ouvido falar que “camarão que dorme a onda leva”! Portanto, estar sempre atualizado profissionalmente é crucial para acelerar a carreira e um meio ideal para manter a garantia da qualidade do atendimento.
Por fim, cabe destacar que investir em cursos livres e especializações valoriza o currículo e aumenta consideravelmente as chances de empregabilidade. Atividades extracurriculares como leituras, participações em congressos e outros programas da área têm a capacidade de agregar ao conhecimento técnico e aprimorar o currículo profissional. Assim, a responsabilidade do crescimento da carreira é única e exclusivamente sua: incorpore no seu dia a dia a atualização para que você crie o seu futuro e não fique para trás.
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