Skip to main content
06

Consultórios de Enfermagem: Oportunidade de Empreender como Enfermeiro

Você sabia que os enfermeiros podem atuar em consultas privativas, que podem ser realizadas em consultórios ou clínicas especializadas? Essa modalidade de atendimento, já prevista e autorizada em legislações anteriores, foi regulamentada pela Resolução COFEN 568/18, em fevereiro de 2018. Importante compreender a distinção entre Clínica de Enfermagem e Consultório de Enfermagem.

06


  • Clínica de Enfermagem são estabelecimentos constituídos por consultórios e ambientes destinados ao atendimento de enfermagem individual, coletivo e/ou domiciliar.
  • Consultório de Enfermagem são áreas físicas onde se realiza a consulta de enfermagem e outras atividades privativas do enfermeiro, para atendimento exclusivo da própria clientela.

Além destes dois cenários, é fundamental saber que é possível empreender na área. Isso se dá pela recente estruturação deste campo da profissão. Empreender na área de enfermagem não significa apenas abrir um negócio próprio. Também é possível que o enfermeiro empreenda dentro do próprio hospital ou consultório em que já trabalha, pois há várias áreas promissoras e carentes de profissionais especializados, nas áreas de:

  • Home Care;
  • Daily Care (atendimento em eventos);
  • Aleitamento materno;
  • Assistência no parto e cuidados com os recém-nascidos;
  • Cuidados com idosos;
  • Child Care (enfermeiros particulares para crianças);
  • Atendimento corporativo;
  • Promoção de eventos educacionais em saúde;
  • Consultoria e treinamentos;
  • Vacinação;
  • Esterilização de material médico-hospitalar;
  • Transporte de pacientes, entre outros.

Mesmo os enfermeiros que não pretendem abrir o seu próprio negócio podem e devem desenvolver capacidades como liderança e gestão, que ganham cada vez mais espaço nas instituições. Como são inúmeras possibilidades de prestação de assistência de enfermagem, as perspectivas para este campo de trabalho são animadoras.

A contratação por serviços de assistência em instituições privadas serve como complementar e supre a insuficiência dos serviços públicos. A oportunidade de negócio, a chance de atender uma necessidade real da população e a insatisfação em trabalhar como empregado estão entre os principais fatores que motivam o empreendimento em enfermagem. Outros fatores relevantes são a busca pelo reconhecimento no mercado de trabalho e pela liberdade financeira/profissional.

Como a resolução que regulamenta esta prática é recente – 2018, os números de consultórios e clínicas de enfermagem tenderão a aumentar, podendo ser uma grande oportunidade do profissional de enfermagem se emancipar nesta área da saúde.

Para iniciar um negócio, além do investimento necessário, é importante considerar que o retorno financeiro pode tardar, tendo a necessidade de provisionar recursos financeiros para que esta jornada não seja uma experiência negativa. É comum que os empreendedores sejam excessivamente otimistas. Então é sempre bom planejar alguns cenários (otimista, realista e pessimista). É importante sonhar, mas é crucial manter os pés no chão.

Ter resiliência e preparo para atuar nesta área é essencial. A atuação pode sempre ser feita em parceria com profissionais da Enfermagem (Auxiliares e Técnicos). É importante destacar, no entanto, que somente o enfermeiro é o responsável técnico.

Se você deseja investir na sua capacitação profissional na área da saúde, não deixe de conhecer os cursos da REDEC no site www.redec.com.br!



Share article on

2 comentários em “Consultórios de Enfermagem: Oportunidade de Empreender como Enfermeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *