Skip to main content
07

Já pensou em fazer uma transição de carreira sem sair da sua profissão?

O desgaste do profissional diretamente ligado à assistência de Enfermagem sempre foi alto. Isto é um fato que não podemos negar. Precisamos aprender a lidar com ele da melhor maneira possível. Apesar disso, não se sinta culpado ou frustrado ao pensar ou trocar de profissão.

Muitos profissionais acabam decidindo mudar de carreira após mais de 10 ou 20 anos trabalhando no setor assistencial. Há várias opções hoje em dia para os enfermeiros, além da assistência. E mudar de área não implica, necessariamente, em diminuição de salário. Pelo contrário, é possível se surpreender positivamente com transições de carreira na Enfermagem.

07

Mudando de área na Enfermagem

Enfermeiro Gestor – Os enfermeiros gestores, ou administradores são aqueles com amplo conhecimento clínico, mas que não prestam assistência em “beira de leito”. Eles utilizam toda a sua experiência para gerir clínicas, consultórios, postos de saúde, hospitais, centros de vacinação, dentre outras áreas. O salário é habitualmente mais alto do que os enfermeiros assistenciais, e se você tiver facilidade em liderar equipes, já está a um passo à frente de seus concorrentes. O profissional gestor terá como atividades principais: gestão de escala de pessoal/dimensionamento de enfermagem; administração de recursos físicos, humanos e materiais, previsão e compra de materiais, sem limitações. Caso queira seguir nesta área, uma dica é cursar uma especialização voltada para a Gestão em Enfermagem.

Enfermeiro Consultor – São profissionais que prestam consultorias independentes. Não estão ligados formalmente a nenhuma instituição de saúde ou educacional. Eles podem prestar atendimento individualizados na assistência ou dar treinamento em hospitais. As empresas que fabricam produtos para a área da saúde também contratam enfermeiros consultores para ajudar na criação de novos produtos.

Enfermeiro Educador – O profissional deste ramo atua realizando palestras e treinamentos de educação continuada junto a profissionais que estão na assistência ou não. Este cargo requer experiência na área, formação de alto nível (geralmente exige especialização, mestrado ou doutorado) e habilidades de comunicação. O enfermeiro educador irá atuar também em treinamentos em empresas, visando maior segurança e saúde para os trabalhadores.

Enfermeiro Comercial – Que tal trabalhar com prospecção técnica ou representante de produtos da área da Enfermagem? Você pode literalmente vender de tudo, desde equipamentos milionários a produtos mais simples, como assinatura de revistas médicas. Também é possível vender online, o que amplia a sua chance de sucesso na área. Os horários para esta área geralmente são mais flexíveis, e os salários são altos, dependendo da porcentagem de comissão que você irá receber.

Enfermeiro da Tecnologia da Informação – Todos nós sabemos que estamos vivendo em um mundo cada vez mais conectado, não é mesmo? Até já comentamos aqui sobre a relação entre enfermagem e informática. Atualmente, a tendência é informatizar tudo; isso gera mais segurança e eficácia. Chega de receitas escritas, de grafias incompreensíveis nos prontuários, é o momento de integrar o prontuário do paciente de forma online! Se você gosta da área de tecnologia, esse ramo da enfermagem é para você. Você pode trabalhar junto com empresas de tecnologia que desenvolvem produtos ligados à assistência de enfermagem, como por exemplo, prontuários eletrônicos, equipamentos de higienização de mãos, dentre outros.

A tecnologia tem somado muito à saúde, e, pensando em trazer experiências cada vez mais imersivas e como referência de mercado, convidamos você a conhecer nossas capacitações em saúde com simuladores dedicados! A área da saúde é muito mais ampla do que se pode imaginar. Você pode a qualquer momento começar a investir em uma nova capacitação profissional para adquirir conhecimento e se tornar um profissional mais requisitado no mercado.

Quer saber como? A REDEC te ajuda! Acesse o site www.redec.com.br para conhecer os nossos cursos de capacitação profissional na área da saúde ou fale conosco!



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *