A garantia da qualidade dos serviços de saúde é uma responsabilidade compartilhada por TODOS os envolvidos no sistema de saúde, incluindo médicos, enfermeiros, gestores, pacientes e demais profissionais. Todos desempenham um papel importante na busca pela garantia de que o atendimento seja seguro, eficaz e de qualidade.
Enfermeiros e médicos
Os médicos e enfermeiros, tanto gestores como assistenciais, como profissionais diretamente envolvidos no atendimento aos pacientes, têm uma responsabilidade significativa na garantia da qualidade dos serviços de saúde. Antigamente atribuia-se um protagonismo na responsabilidade pela qualidade aos gestores do serviço. Essa visão já é desatualizada, sendo entendido que a responsabilidade deve ser compartilhada entre os diferentes atores, sem protagonistas e coadjuvantes. Cada profissional tem o seu papel específico, que não pode deixar de ser realizado. É essencial que os profissionais estejam sempre atualizados sobre as melhores práticas e evidências científicas, além de comprometidos com a ética profissional e os direitos dos pacientes. Uma boa comunicação com os pacientes também é fundamental para entender suas necessidades e expectativas, o que pode contribuir para melhorar continuamente a qualidade do atendimento.
Um estudo publicado em 2019 no Australian College of Nursing destacou a importância da capacitação dos profissionais de saúde na garantia da qualidade dos serviços de saúde. O estudo mostrou que a educação continuada e o treinamento são fundamentais para manter os profissionais de saúde atualizados em relação às melhores práticas e tecnologias, o que pode melhorar a qualidade do atendimento prestado aos pacientes.
Instituições
As instituições de saúde têm o papel de implementar políticas e procedimentos que visem à segurança e à efetividade dos tratamentos, garantindo que os profissionais de saúde tenham as condições adequadas para prestar um atendimento de qualidade.
Algumas ações que a instituição pode tomar para garantir a qualidade dos serviços, são: estabelecimento de políticas e procedimentos, a promoção da cultura de segurança, o investimento em tecnologia e a capacitação dos profissionais de saúde. O estudo publicado em 2020 no Systematic Reviews analisa a influência desses fatores organizacionais na garantia da qualidade dos serviços de saúde.
Pacientes
O papel do paciente é fundamental na garantia da qualidade dos serviços de saúde. O estudo “Patient participation in patient safety-An exploration of promoting factors” publicado em 2020, destaca a importância do paciente como um colaborador ativo na segurança do cuidado de saúde. É ressaltado que a participação do paciente na identificação e prevenção de erros pode melhorar significativamente a qualidade dos serviços de saúde.
Dessa forma, é essencial que os profissionais de saúde incentivem e valorizem a participação do paciente no processo de cuidado, criando um ambiente de diálogo aberto e encorajando a comunicação efetiva. Além disso, o paciente também deve estar ciente de seus direitos e responsabilidades, e estar disposto a colaborar em conjunto com os profissionais de saúde.
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Referências
Oldland, Elizabeth, et al. “A framework of nurses’ responsibilities for quality healthcare — Exploration of content validity.” Australian College of Nursing, 2019, https://doi.org/10.1016/j.colegn.2019.07.007.
Coles, E., Anderson, J., Maxwell, M. et al. The influence of contextual factors on healthcare quality improvement initiatives: a realist review. Syst Rev 9, 94 (2020). https://doi.org/10.1186/s13643-020-01344-3
Sahlström M, Partanen P, Azimirad M, Selander T, Turunen H. Patient participation in patient safety-An exploration of promoting factors. J Nurs Manag. 2019 Jan;27(1):84-92. doi: 10.1111/jonm.12651. Epub 2018 Aug 20. PMID: 30129073. DOI: 10.1111/jonm.12651
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Bom dia, iniciei o curso a uns dois anos atrás estou tentando terminar não consigo te retorno de vcs para saber como continuo onde parei, aguardo um retorno urgente de vcs.
Olá, Sheyliane!
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