Skip to main content
The Safe Hospital Game

The Safe Hospital Game: Administração Segura de Medicamentos como você nunca viu

O “The Safe Hospital Game!” é um “serious game“, que trata da Administração Segura de Medicamentos, dentro do contexto de práticas seguras hospitalares e metas internacionais de segurança do paciente.

The Safe Hospital Game

O jogador faz o papel de um enfermeiro(a), que recebe o pacote de medicamentos da farmácia hospitalar e deve realizar a administração ao paciente. (mais…)

Leia Mais

CardioSim

Vantagens de cursos com simuladores

Jogos e simuladores vêm se mostrando uma alternativa promissora no ensino na formação de profissionais da saúde. Uma revisão sistemática feita sobre o assunto apontou “the use of games generally enhances student enjoyment and may improve long-term retention of information” (BLAKELY at al, 2008, p.32), em tradução livre: “o uso de jogos geralmente aumenta o aproveitamento dos alunos e pode melhorar a retenção de informações a longo prazo”.

CardioSim (mais…)

Leia Mais

Massagem Cardíaca

Uso de EaD para capacitação de profissionais de enfermagem em SBV

Pesquisadores da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP) realizaram uma avaliação científica da efetividade do aprendizado de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) através de estratégias de EaD. A pesquisa foi publicada como uma tese de doutorado: “Desenvolvimento e avaliação do curso online sobre Suporte Básico de Vida nas manobras de reanimação cardioplumonar do adulto.”. A pesquisadora responsável foi a Dra. Lucia Tobase, em 2016.

Massagem Cardíaca

(mais…)

Leia Mais

CPR

Efetividade do aprendizado de RCP através da EaD

Existem pesquisas científicas que confirmam a efetividade do aprendizado da ressuscitação cardiopulmonar e uso de desfibrilador externo automático através de ferramentas de educação a distância e simuladores virtuais.

O grupo desenvolvedor do Curso Incor de RCP e DEA realizou uma pesquisa científica, para avaliar o aprendizado em RCP por profissionais leigos em medicina e enfermagem. A pesquisa foi publicada no Congresso Brasileira da Abramede (Associação Brasileira de Medicina de Emergência) de 2018.

Comparacao dos resultados

(mais…)

Leia Mais

Negócios em saúde

Conselho Federal de Medicina atualiza Código de Ética Médica

Fonte: CFM

O respeito à autonomia do paciente, inclusive na fase da terminalidade da vida; a preservação do sigilo profissional na relação entre médico e paciente; o direito de o médico exercer a profissão de acordo com sua consciência; e a possibilidade de recusa de atender em locais com condições precárias, que expõem ao risco pacientes e profissionais. Esses são alguns dos pontos previstos no novo Código de Ética Médica que o Conselho Federal de Medicina (CFM) apresentou em coletiva nesta terça-feira (22), em Brasília.

Negócios em saúde

(mais…)

Leia Mais

Engrenagens da saúde

Confira os 5 tópicos da Declaração de Seul: Um Manifesto pela Ética na Tecnologia Médica

A Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora e de vigilância sanitária nos EUA, acaba de alertar os médicos sobre um número crescente de relatórios sobre problemas relacionados a dispositivos médicos. O relatório aborda o uso de grampeadores cirúrgicos para uso interno e grampos cirúrgicos implantáveis, relatando 41.000 eventos adversos que resultaram em 366 mortes, mais de 9000 ferimentos e mais de 32.000 avarias. Também é crescente a ocorrência de vazamento de informações médicas, que são processadas, transportadas e avaliadas por mecanismos de IA.

Engrenagens da saúde

(mais…)

Leia Mais

4 razões pelas quais as intituições devem investir na capacitação de atendimento à PCR.

Infelizmente temos, no Brasil, a cultura da “porta arrombada”, que reflete uma postura reativa: somente quando acontece um problema, corremos atrás de prevenir futuras ocorrências. Como reflexo disso, muitas vezes as instituições apenas se preocupam em capacitar seus colaboradores no atendimento à PCR (parada cardiorrespiratória) após o falecimento de um cliente ou colaborador, vítima de PCR, nas dependências da instituição. Este acaba sendo um preço alto a se pagar pela inércia.

Elencamos a seguir 4 razões pelas quais as instituições devem investir na capacitação de atendimento à PCR.

Ressuscitação Cardiopulmonar

(mais…)

Leia Mais