Skip to main content
06

Consultórios de Enfermagem: Oportunidade de Empreender como Enfermeiro

Você sabia que os enfermeiros podem atuar em consultas privativas, que podem ser realizadas em consultórios ou clínicas especializadas? Essa modalidade de atendimento, já prevista e autorizada em legislações anteriores, foi regulamentada pela Resolução COFEN 568/18, em fevereiro de 2018. Importante compreender a distinção entre Clínica de Enfermagem e Consultório de Enfermagem.

06

(mais…)

Leia Mais

04

Recém-Formado em Enfermagem – E agora?

O primeiro emprego de um(a) enfermeiro(a) é um passo desafiador que acompanha o profissional nos primeiros meses de exercício da profissão. A necessidade de aprender, de ser apoiado, aceito e respeitado pela equipe são fatores muito presentes na adaptação dos profissionais no início de carreira. Os desafios são grandes e há algumas ações que podem fazer uma grande diferença na vida profissional dos enfermeiros.

04

(mais…)

Leia Mais

As Principais Vantagens Estratégicas Dos Hospitais Lean

O objetivo do Lean na Assistência à Saúde é aplicar conceitos, ferramentas e princípios que visam proporcionar o máximo de valor na ótica do cliente, consumindo apenas os recursos necessários, utilizando plenamente os conhecimentos e habilidades das pessoas. Considerando o objetivo proposto, podemos elencar que as principais características da organização lean na saúde são:

Info

(mais…)

Leia Mais

Profissionais da Enfermagem – Reflexões em Momento de Pandemia

O enfrentamento da COVID-19, dentro das instituições de saúde, demanda assistência da equipe multiprofissional, que inclui profissionais da saúde e serviços auxiliares: higiene e limpeza, ascensoristas, controladores de acesso, entre outros. São categorias profissionais com vínculos empregatícios, carga horária e jornadas de trabalho diferenciadas. Entre os profissionais de saúde, os Profissionais de Enfermagem representam aproximadamente 2,2 milhões no Brasil, que atuam em diversas regiões e em proporções não equalitárias.

São profissionais que atuam na linha de frente da assistência, a despeito do tipo de atendimento e da situação de saúde, pandêmica ou não. A natureza da profissão dos Profissionais de Enfermagem é o processo de cuidar. Esse processo não se limita ao desenvolvimento de atividades técnicas; envolve também conhecimento científico, sentimentos e emoções.

Enfermeira

(mais…)

Leia Mais

01_Alternativa

Estratégias Sistêmicas para otimização de fluxos nos Serviços de Urgência

Conhecer a demanda, suas variações por dia, hora, sazonalidade além do perfil de gravidade dos pacientes é passo fundamental para separar os fluxos de doentes mais graves dos menos graves buscando soluções que possam diminuir a superlotação, diminuir os tempos de espera para as primeiras intervenções propedêuticas e terapêuticas e consequentemente diminuir as filas. Estudar a demanda implica também em estudar os recursos do ponto de vista qualitativo e quantitativo para obter um equilíbrio entre a demanda e a capacidade de resposta e, conhecer e tratar as variabilidades artificiais.

fluxos nos Serviços de Urgência

(mais…)

Leia Mais

shutterstock_1213711042

Classificação de risco nas urgências: Por que aplicar uma metodologia validada cientificamente?

A atenção aos pacientes em situação de urgência e emergência é um dos principais problemas enfrentados pelos sistemas de saúde no mundo. Esta situação se traduz pela enorme carga de trabalho nos serviços de urgência derivada da superlotação de prontos-socorros, dificuldade de internação dos pacientes, transporte sanitário fragmentado, desorganizado e demanda excessiva de pacientes de baixo risco nos serviços de emergências. Também reflete a fragmentação do sistema de saúde, ainda hoje caracterizado por atenção primária pouco resolutiva para as condições crônicas não transmissíveis e, menos ainda, para as condições agudas.

shutterstock_1213711042

(mais…)

Leia Mais

Manchester-ambulancia

Como manter a Classificação de Risco em tempos de Coronavírus

Os coronavírus (CoV) são uma grande família viral, que causam infecções respiratórias geralmente leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum mas, alguns podem causar síndromes respiratórias graves como a SARS – Severe Acute Respiratory Syndrome. O período de incubação tem média de cinco até 16 dias e a transmissibilidade é em média sete dias. O Novo Coronavírus (COVID-19) tem hipótese de transmissão mesmo antes dos sintomas.

Manchester-ambulancia

(mais…)

Leia Mais

Plano

Os 9 passos para montar um plano para lidar com o aumento de demanda dos serviços de saúde

Os serviços de saúde normalmente já funcionam perto de sua capacidade máxima. São, infelizmente, comuns as notícias de demora no atendimento e inclusive de mortes e complicações por conta da superlotação hospitalar.

Os hospitais possuem 2 grandes desafios: (1) lidar com a lotação sistêmica, que já ocorre no dia a dia e (2) se preparar para um pico de demanda, causada por fatores externos (como por exemplo, uma epidemia).

(mais…)

Leia Mais